segunda-feira, 23 de junho de 2008

SEMANA DEDICADA À VIOLETA ARRAES





Nesta terça-feira, às 10 horas, o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens, fará abertura da exposição dedicada à dona Violeta Arraes, intitulada "Sertaneja, Cidadã do Mundo", que permanecerá no Saguão de Exposições da universidade até o dia 26. Ontem, segunda-feira, foi celebrada, no Rio de Janeiro, às 11h30, missa de sétimo dia para a ex-reitora da URCA, no Mosteiro de São Bento. Durante a semana, a administração da Universidade Regional do Cariri (URCA) está preparando uma série de homenagens.

A exposição envolverá fotografias contando um pouco da sua trajetória de vida, dentro de um rico contexto histórico e de vivências, que também mostram facetas da história recente do País. Frases marcantes, pensamentos de grandes intelectuais e personalidades que buscavam traduzir um pouco dessa tão importante caririense, que soube valorizar a sua região como poucos.

No dia 27 de junho, a urna com as cinzas de dona Violeta Arraes chega ao Cariri, por volta de 1h30 da manhã, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Um cortejo virá acompanhando até o Saguão de Exposições da URCA. Durante todo o dia serão prestadas homenagens de parentes e amigos, docentes, alunos, funcionários e instituições regionais.

A paz, a justiça social, a arte, a cultura, o meio ambiente, a educação e a própria URCA, bandeiras constantes de luta de dona Violeta serão temas abordados, uma forma de reconhecimento e de lição que fica dessa nordestina, que foi, acima de tudo, um ser forte na defesa dos interesses edificantes da sociedade caririense e do Estado do Ceará.

Na Universidade, a permanência será até às 16 horas, quando segue para a Sé Catedral, onde será celebrada uma missa, às 17 horas. Após, encerra-se a solenidade.


Foto: Arquivo Fundação Casa Grande
Texto: Assessoria de Comunicação URCA

Nenhum comentário: