segunda-feira, 23 de junho de 2008

O LIXÃO DE CARIRIAÇU

O lixão do município de Caririaçu, a exemplo dos demais lixões de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, é um grande desafio ao meio ambiente na região do Cariri. Localizado em cima da serra, praticamente na entrada da cidade, o lixão de Caririaçu polui boa parte do verde vale carirense, com muito lixo, inclusive hospitalar, descendo serra abaixo. A Secretária do Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMACE já foi comunicada do fato há muito tempo, mas até agora, nada de concreto foi feito para evitar a poluição.

Na fazenda Frei Damião, a primeira no sopé da serra de Caririaçu, por onde o lixo desce, a situação é imoral. Com as últimas chuvas desceu muito lixo doméstico misturado com lixo hospitalar, já que no lixão não existe nenhuma separação do lixo. O açude da fazenda está praticamente poluído e suas águas impróprias para o consumo humano. Segundo o dono da fazenda, José Francisco Costa, mais conhecido por "Gigi", este ano foi o ano em que desceu mais lixo da serra.

Na parede do açude pode se comprovar a degradação ao meio ambiente. O lixo que não desceu na sangria do açude ficou exposto na parede e até seringas usadas pelo hospital em Caririaçu são facilmente encontradas por todas as partes. "Eu não sei mais a quem apelar", disse José Francisco, ressaltando que "estou no maior prejuízo desde que comprei a fazenda e nem a SEMACE e muito menos a prefeitura de Caririaçu tomam uma providência para solucionar o problema".

Em recente entrevista a uma emissora de rádio de Juazeiro do Norte o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite afirmou que reconhece o problema do lixão de Caririaçu, mas, a exemplo das outras cidades, não tem onde colocar o lixo coletado no seu município. Ele sonha com o aterro sanitário prometido pelo governo do estado que até agora continua apenas no papel.

Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário: