sábado, 28 de junho de 2008

A DECISÃO DE DESISTIR NÃO COMBINA COM ROQUE

O que há por trás da decisão de Sineval Roque, em retirar a candidatura a prefeito do Crato para apoiar Walter Peixoto? Essa pergunta todos os cratenses estão se fazendo.

O deputado Sineval Roque tem um histórico bem diferente, no tocante às disputas. O parlamentar é conhecido por ser impetuoso e tomar decisões difíceis e arcar com as conseqüências. Em 2004, todos se lembram, Roque rompeu com o PSDB e Tasso Jereissati para se lançar candidato a prefeito do Crato.

A situação dele em 2004 era muito pior. Podemos dizer que tinha tomada a decisão de se candidato poucos meses antes do pleito, estava chegando naquele instante, e Walter Peixoto era prefeito.

Mesmo assim, Sineval Resolver romper com os tucanos e, ir para uma legenda insignificante com o PRP( na época) e se candidatar.

Essa postura tomada ontem, de desistir da candidatura para ser um mero apoiador de Walter Peixoto não combina com suas posturas.

Em nossa opinião há três alternativas que podem explicar a decisão de Roque:

A primeira é que o deputado analisou que não tem votos em Crato, o suficiente para vencer Samuel Araripe. Os votos que Roque tem não passam dos 12 mil., basta analisar os últimos pleitos.

A segunda é que Sineval Roque está simplesmente fazendo a vontade do governador Cid Gomes (PSB) que elegeu como estratégia nesta eleição derrotar o PSDB no Cariri. Essa história de acordo implícito entre Cid e Tasso não passa de folclore político, os tucanos estão sob fogo cruzado no Cariri todo.

A terceira é que Roque apóia Walter Peixoto agora, mas se Walter Peixoto não conseguir na Justiça o registro de sua candidatura, então, a vaga de candidato ungido pelo governador e com apoio de Walter Peixoto será automaticamente de Roque. Essa seria uma jogada de mestre.

Só o tempo, as convenções e Justiça nos dirão e nos revelarão a verdade.

Nenhum comentário: