domingo, 17 de maio de 2009

Novo filme de Jackson Bantim



Neste extato momento, no Cine Teatro Municipal Salviano Saraiva acontece o lançamento oficial do filme do meu grande amigo Jackson Bantim, com o título: “As Sete Almas Santas Vaqueiras”.

Bantim ,em minha humilde opinião, já que não sou um especialista no assunto, filmes, mais um curioso e, como diz um amigo "asssitidor" de filme de todo jeito, é uma das pessoas que mais tem contribuído com a cultura regional. Sob diversos aspectos, Bantim não apenas produz filmes, e com muita dificuldade, mas incentiva a cultura local, abrindo espaços para novos artistas e levando nossa cultura para outras praças.

Parabéns, grande Bola Bantim.

Abaixo um release do filme enviado a este colunista:

Baseado em causos populares o filme “As Sete Almas Santas Vaqueiras” de Jackson Bantim resgata a lenda de um sertanejo que mantinha uma vida desregrada e que a partir de uma tragédia familiar tem a sua história transformada, num misto de magia e de manifestações da cultura do povo.

A produção do Filme teve início em outubro do ano e as filmagens externas foram produzidas no Distrito de Santa Fé, na cidade do Crato e contou com uma produção genuinamente caririense e contou com uma produção genuinamente do Cariri, desde o elenco aos técnicos.

Para o dramaturgo Cacá Araújo, que tem participação no elenco do filme, um dos destaques é o resgate de um causo popular desconhecido do grande público e o envolvimento de artistas, produtores e técnicos da região. Ele ressalta que essa participação demonstra a capacidade produtiva na área artística e cultural do Cariri.

O filme também apresenta uma das ultimas imagens audiovisuais do poeta, artesão, folclorista e músico, o Mestre Correinha que faleceu em dezembro de 2008. O grupo de Coco da Mulheres da Batateira da Mestre Edite Dias e a Lapinha da Mestra Zulene Galdino fazem parte da estética cinematográfica do cineasta Bantim.

Exibição dia 17 de Maio de 2009, as 19h no Cine Teatro Municipal Salviano Saraiva, Patrócinio: Prefeitura Municipal Crato, Secretária de Cultura do Crato e Universidade Regional do Cariri/URCA.

O filme é resultado de um esforço pessoal em parceria com artistas, produtores e técnicos do audiovisual e o incentivo da Secretária de Cultura do Crato e da Universidade Regional do Cariri/URCA. O filme tem a co-produção do grupo de pesquisa IMAGO/URCA.




Um camarada do Cinema do Cariri

Jackson Oliveira Bantim, é um dos pioneiros da cinematografia caririense já na década de setenta do século passado, o cineasta já se atrevia a mexer com cinema, inicialmente de forma bem rudimentar a base de uma técnica artesanal de projeção de imagens que se utilizava de lâmpadas, água e luz.

Com um histórico de participação em vários filmes como: Padre Cícero, Patativa do Assaré – Poeta do Povo , Lua Cambará, A Profana Comédia, Terra Ardente, Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, Músicos Camponeses, Documentário Irrigação Dnocs, Cícera do Barro Cru, Tristão Gonçalves, Corisco e Dadá, Patativa do Assaré Ave Poesia, Lua Cambará nas Escadarias do Palácio, H20 Cariri, Capela Bom Jesus da Lapa 50 Anos, Foi Assim...Como Será? Chapada do Araripe.

As Sete Almas Santas Vaqueiras é o quinto filme dirigido por Jackson Bantim. Ele também dirigiu os filmes Antonio Gonçalves da Silva – O Amigo, Caldeirão em Festa, A Colheita dos Aniceto e Assombrações do Cariri.

Jackson Bantim também atua na fotografia, na produção cultural e é um defensores e divulgadores da cultura do povo.

Nenhum comentário: