quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campanha quer mobilização em defesa de crianças e adolescentes que vivem na rua

No final de 2005, foi lançada nacionalmente no Senado Federal a Campanha "Criança não é de Rua", que tem como objetivo fazer uma mobilização nacional em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua e construir uma nova realidade para esta parcela da população. Desde seu lançamento, a Campanha já conseguiu a adesão de 400 entidades nacionais que estão dispostas a propor mudanças imediatas e de longo prazo para criar e viabilizar alternativas concretas à vida nas ruas.

Por meio de seminários estaduais, de fóruns de discussão e do site oficial, a Campanha tenta abrir os alhos da população para a existência e urgência do problema. Em todo o mundo, crianças e adolescentes têm seus direitos violados e se submetem à rua para fugir da fome, da violência e do descaso.

Como não há dados estatísticos oficiais que quantifiquem este problema, uma das principais reivindicações da Campanha é que o governo Federal financie a realização de uma pesquisa de abrangência nacional que utilize um conceito único e uma mesma metodologia. Com o diagnóstico, será possível a criação de um programa nacional. Além de conhecer e quantificar este público, a pesquisa também pode possibilitar o planejamento e a criação de políticas públicas. Em todos os 24 seminários estaduais realizados até agora, a urgência dessa pesquisa tem sido consensual.

Nenhum comentário: