sábado, 22 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO



Homenagem

Durante a reunião realizada no último dia 18, em sessão presidida pelo vereador Dárcio Luiz de Sousa (PSDB), foi prestada uma homenagem ao ex-vereador e advogado Emídio de Macêdo Lemos, falecido na tarde do último sábado, na cidade do Crato. Conduzida pelo mestre de cerimônia Jornalista Huberto Cabral, foi feita um retrospectiva da atuação de “Emídio” como homem público, cidadão e advogado. Merecendo destaque, sempre a sua presteza em atender de forma igualitária a todos que o procuravam.Nascido na antiga rua da “Pedra Lavrada”, hoje Pedro II, travou uma luta para que fosse reeditado o antigo nome, tendo sido um de seus maiores orgulhos, dizer que nasceu na mesma rua que “Cego Aderaldo”.

Formado pela Escola Brasileira de Direito na cidade do Rio de Janeiro, foi no Nordeste que teve uma participação mais ativa, notadamente nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, onde fez inúmeros júris sendo sempre bem sucedido. Foi reconhecidamente um dos mais atuantes advogados no tribunal do júri, fato que o coloca como um dos mais respeitado jurista cearense.

A sessão contou com diversos apartes dos vereadores, sempre destacando a atuação e o caráter do homenageado, sendo do vereador Florisval Coriolano um agradecimento especial “ ao amigo e conselheiro, tempo em que afirmou que a família, deve orgulha-se ainda mais do profissional, cidadão, homem público e pai de família que foi Emídio Lemos.

Para o presidente da Câmara de Vereadores do Crato, vereador Francisco Helder de Oliveira França (PSDB) – Guer, o Direito no Ceará ficou sem um dos seus mais atuantes membros e a cidade órfã de um árduo defensor do Crato e de sua gente.
.
Presentes a homenagem na Câmara Municipal do Crato a esposa Ana Lúcia Lemos e os Irmãos Geraldo Lemos – Ex-vereador e Maria Auxiliadora Lemos.

Docentes

O prefeito do Crato Samuel Araripe (PSDB) enviou a Câmara e foi aprovado em primeira discussão, Projeto de Lei que dispõe sobre a ampliação da jornada de trabalho dos docentes que atuam em regime de trabalho de 20 horas semanais de atividade em sala de aula, passando para 40 horas semanais em caráter definitivo, atendendo desta forma, todos os profissionais que ingressaram no serviço público e que eram detentores destes contratos.

Fernando Brasil

O vereador Fernando Brasil (PSB), usou a tribuna da Câmara para fazer uma prestação de contas de seu mandato, dando destaque a sua atuação nos distritos de Don Quintino e Ponta da Serra. Em especial, o vereador agradeceu ao prefeito Samuel Araripe, pelo atendimento aos diversos requerimentos dirigidos ao executivo municipal e destacou que o momento era para agradecer. Disse o vereador “fazemos oposição ao prefeito Samuel, mas não podemos deixar de reconhecer desta tribuna, as melhorias que ele tem levado para nossa população. Quando temos que criticar, criticamos. Mas, quando o serviço é prestado temos que dizer, elogiar...pois o serviço está sendo prestado”. Fernando destacou diversas ações que foram realizadas em Dom Quintino pelo governo municipal: Colocação da tela de proteção da quadra; construção de uma nova caixa-d’água; limpeza e iluminação do cemitério; construção de mais de 6 mil metros de calçamento; capinação; dentre outros.

Em aparte, os vereadores Florisval Coriolano, Joana Pedrosa, Mara Guedes, Ailton Esmeraldo e Jales Veloso, parabenizaram o vereador por sua atuação e estenderam os parabéns ao vice-presidente da casa, vereador Darcio Luiz, que também representa o distrito na Câmara.

Nenhum comentário: