sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Notícias de Juazeiro do Norte

CARTÃO SUS
A Prefeitura de Juazeiro do Norte através da Secretaria de Saúde vem desenvolvendo o trabalho de ampliação da oferta do cartão SUS que garante aos seus portadores atendimento da rede municipal de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Giovanni Sampaio, com o cadastro dos usuários, na prática são facilitados acessos a importantes serviços. Em casos de urgência, pode haver distribuição de medicamentos de alto custo, cirurgias cobertas pelo SUS, através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), exames de média e alta complexidade como tomografias computadorizadas e até órteses e próteses. Em Juazeiro do Norte, 57% da população, algo em torno de 141 mil pessoas, já dispõem do Cartão SUS. Para conseguir o documento o usuário deve procurar a Secretaria de Saúde ou através dos agentes comunitários nos postos de saúde.

PROVINHA DO PAIC
A Prefeitura de Juazeiro do Norte através da Secretaria de Educação (SEDUC) está aplicando de forma sistemática a chamada provinha do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). A iniciativa busca avaliar o nível de aprendizagem por meio de um sistema de avaliação do nível de alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. O objetivo é oferecer assessoria técnica aos gestores e professores do município para modificar os baixos indicadores de aprendizagem. Dessa forma, suas ações são desenvolvidas nos cinco eixos: Alfabetização, Educação Infantil, Formação do Leitor, Gestão da Educação Municipal e Avaliação Externa.A idéia central é avançar na aprendizagem das crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental do município de Juazeiro do Norte e assegurar as formações continuadas dos professores das séries iniciais.

CENTRO DE APOIO AOS ROMEIROS
A Secretaria de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte (SEINE) iniciou trabalhos de reforma em algumas áreas do Centro de Apoio aos Romeiros, com o objetivo de oferecer suporte à festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Nos banheiros da Rua Joaquim Romão Batista, estão sendo realizados serviços de manutenção, através da reposição das instalações elétricas e hidrossanitárias e pintura geral. No arruamento das barracas, será colocada também brita em torno da Cúpula, onde funcionam barracas de comidas e bebidas, bem como será feito um estacionamento provisório para ônibus e caminhões ao lado do fórum eleitoral, além de outras melhorias. As atuais dependências do bloco sanitário da Avenida do Agricultor serão melhoradas para abrigar as secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social e Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

PRAÇA NO BAIRRO FREI DAMIÃO
A Secretaria de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte está elaborando projeto para recuperar a Praça Adalgisa Gomes de Figueiredo, localizada na Baixa da Raposa, no bairro Frei Damião. Atualmente a praça se encontra com bancos, jardins, sistema de iluminação e duas quadras esportivas, em precário estado de conservação.

FEIRA DE ARTESANANTO
Os moradores do bairro Novo Juazeiro e bairros circunvizinhos receberão até o próximo sábado (22) a Feira de Artesanato (FEART). A feira acontece a cada 15 dias em uma praça diferente da cidade com exposições de artesanato, brinquedos, comidas típicas e variados produtos regionais. A exposição desta semana acontece na Praça da Alegria sempre a partir das 18 horas. A FEART conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura de Juazeiro (SEDETA), que recentemente recuperou todas as barracas dos artesãos e apóia de maneira direta e com logística a exposição dos artesãos, procurando divulgar e difundir os trabalhos realizados.

Nenhum comentário: