sábado, 15 de agosto de 2009

uazeiro lembra 99 anos da morte de José Marrocos





Ontem, 14 de agosto, se registrou ao 99 anos do falecimento do professor, jornalista e abolicionista José Marrocos. O secretário de Turismo e Romarias (SETUR), José Carlos dos Santos aproveita a data para convidar os juazeirenses a visitarem a exposição da Imprensa Centenária, no 4º andar do Centro Cultural BNB Cariri. É que o marco principal foi o início da circulação do Jornal O Rebate o qual tinha em Zé Marrocos um dos seus redatores. A exposição estará aberta ao público até o final deste mês.

De acordo com o titular da SETUR, o objetivo do periódico era pugnar pela emancipação política de Juazeiro, porém, Zé Marrocos faleceu menos de um ano antes que isso acontecesse. Entretanto, o secretário destaca que ele deixou o movimento em efervescência tendo dado grande contribuição nesse processo de libertação do Crato. Zé Carlos adianta que, no Centenário de Juazeiro, todas essas figuras serão resgatadas e homenageadas num preito de gratidão da cidade e sua gente.

José Marrocos

José Joaquim Teles Marrocos nasceu no município de Crato no dia 26 de novembro de 1842 e faleceu em Juazeiro do Norte, onde está sepultado, no dia 14 de agosto de 1910. Era primo do Padre Cícero Romão Batista. Queria ser padre e chegou a estudar no Seminário da Prainha, no entanto, foi expulso em 1868 por divergir dos professores. Voltou para o Crato onde assumiu a direção do colégio Internato do Coração de Maria. Zé Marrocos foi ferrenho defensor de Padre Cícero e Maria de Araújo quando se envolveram no suposto milagre da hóstia, pois acreditava na sobrenaturalidade do acontecimento. Em 1908, se mudou para Juazeiro, onde, no ano seguinte já com 67 anos de idade, fundou o jornal O Rebate juntamente com o padre Alencar Peixoto e Floro Bartolomeu. Anos depois, foi homenageado com o nome de uma rua e de uma escola em Juazeiro.

Secretaria Municipal de Turismo e Romarias (SETUR)
Telefone: (88) 3511.4040

Nenhum comentário: