sábado, 15 de agosto de 2009

Tucanos brigam com governo Cid por batismo de prédio

O nome dado à Central de Abastecimento (Ceasa) do Cariri pode ser causador de discórdia entre a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa e o Governo do Estado. Mensagem encaminhada em julho pelo Governo do Estado dando o nome de um padre da região à sede da Ceasa teria deixado descontente o deputado Vasques Landim (PSDB), que já havia apresentado outro projeto de lei batizando o bem público. “A bancada fechou questão a favor do Vasques”, disse o líder tucano João Jaime.

O estremecimento ocorre quase um mês após a reunião entre o senador Tasso Jereissati (PSDB) e os deputados do PSDB. Na ocasião, foi dado um prazo de cinco meses para que o partido recebesse “melhor tratamento” do governador Cid Gomes (PSB). Caso contrário, os tucanos devem lançar candidato próprio ao Governo. Nada que não possa mudar na reunião que deve acontecer entre Tasso e o governador até o fim deste mês.

Ontem pela manhã, os deputados tucanos se reuniram para discutir o posicionamento do partido na votação do nome da Ceasa. João Jaime reconheceu o mal-estar por conta da mensagem do Governo e a possibilidade de se votar contra, se necessário. “Já conversei com o presidente (da Assembleia, Domingos Filho) e com o líder do Governo (Nelson Martins) para intermediarem uma conversa, para que a gente não precise ir à votação em plenário”.

Vasques questiona o fato de a matéria de sua autoria ter começado a tramitar em 12 de março, ter sido aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), mas “de lá para cá”, não ter ido a plenário.

Vasques vê a possibilidade de disputar voto a voto com a matéria do Governo, mas fez questão de dizer que está “se resguardando” para ver qual a resposta do governador na conversa com Domingos e Nelson. “Deve ter interesse do pessoal do PT lá. Eu entendo assim, não sei. Pode ser que o governador nem saiba, mas se ele assinou...”, avaliou.

Pelo projeto do tucano, a Ceasa receberia o nome de José Feijó Sá - pai do ex-prefeito de Barbalha, Rommel Feijó (PTB). Na eleição do ano passado, Feijó acabou perdendo para José Leite Gonçalves (PT) - candidato apoiado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) de Cid, o também petista Camilo Santana. “É o Governo entrando numa questão paroquial entre Vasques e Camilo Santana”, reforçou Jaime.

Segundo o líder tucano, a mensagem do Executivo, ainda não lida em plenário, propõe batizar a Ceasa do Cariri com o nome de Padre Mascarenhas.

O líder governista Nelson Martins (PT) avalia a polêmica como uma “coisa de pequena importância”. “Nós vamos tratar esse assunto de maneira negociada. O PSDB faz parte da base do Governo”, disse. Ele negou que a mensagem do Executivo tenha qualquer relação com o titular da SDA. “A mensagem foi assinada pelo governador. Portanto, é uma proposta do governador”.

O Povo

Nenhum comentário: