sábado, 22 de agosto de 2009

RONDA DO QUARTEIRÃO EM BARBALHA

O Ronda do Quarteirão, programa modelo de policiamento comunitário implantado na gestão do governador Cid Gomes já atende uma nova área do Interior cearense. Dessa vez é a cidade de Barbalha, região do Cariri, que já conta com a presença ostensiva de 17 policiais e duas viaturas distribuídos em duas áreas distintas: 1231 e 1232. O lançamento foi feito pelo governador na noite desta quinta-feira (20), na sede daquele município. Com a chegada das novas equipes, 13 são os municípios cearenses assistidos pelo programa: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral, Pacatuba, Itaitinga, Aquiraz, Eusébio, Maranguape, Crato, Canindé e Barbalha.

Segundo o governador o Governo do Estado, desde 2007, está concentrando investimentos para desenvolver o setor da segurança pública em todo Estado. “O Ronda é só uma delas. Também estamos destinando recursos para equipar os setores civil e militar da Policia. Também temos investido na construção de Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), reestruturação da frota, além da construção da mais bem equipada academia de polícia do Brasil”, relatou.

Em seu discurso, Cid avalia que a atual situação vivida pela segurança pública será resolvida com uma sequência de ações conjugadas, tendo como plano principal o desenvolvimento da educação e ações ligadas ao trabalho e renda. “Se tivéssemos resolvido no passado as demandas educacionais do País, nossos índices de violência seriam bem menores”, defendeu.

Cid Gomes confirmou que o Programa Ronda do Quarteirão é fundamentado sob três bases. “A primeira está relacionada à tecnologia empregada nos equipamentos utilizados. A segunda base são os próprios policiais integrantes do Ronda. A comunidade, terceira e mais importante base, é a peça fundamental para o bom funcionamento da operação e da boa conduta dos policiais. É ela que deve fiscalizar o trabalho dos policiais”, afirmou o governador.

O Programa Ronda do Quarteirão caracteriza-se como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma instituição mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social. Na concepção do Programa foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

CE-386
Durante a solenidade realizada em Barbalha, o governador Cid Gomes ainda assinou a ordem de serviço para a construção da CE-386, trecho que liga Arajara à Caldas. Para a conclusão da obra o Governo do Estado está investindo R$ 3.759.429,79, recurso oriundo do tesouro estadual.A CE-386, além de favorecer o turismo local, também irá garantir trafegabilidade para os cidadãos, facilitando o escoamento da produção e o desenvolvimento da Região. Os dois trechos das CEs irão receber serviços preliminares, de drenagem, revestimento em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) e boa sinalização horizontal e vertical. A obra levará 240 dias para sua conclusão.Conforme Cid Gomes, o Governo Estadual ainda executa várias ações no Cariri como a construção do Centro de Eventos, da Ceasa, do Hospital Regional, obra que se encontra em estado avançado para conclusão, de Centros de Especialidades Odontológicas, e também de uma policlínica com sede em Barbalha. “Essas são obras que trarão à região do Cariri, desenvolvimento socioeconômico melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou o governador.

Nenhum comentário: