terça-feira, 18 de agosto de 2009

Leptospirose aumenta no Ceará e chega à Várzea Alegre

O número de casos confirmados de leptospirose este ano no Estado é 83,54% superior ao total do ano anterior. Das 145 infectadas, a maioria se concentra em apenas três municípios: 33 pessoas residem em Fortaleza, 22 em Várzea Alegre e 21 em Pacoti. Maio foi o mês de maior incidência de leptospirose, com 56 ocorrências confirmadas, seguido por junho, com 42 pessoas com diagnóstico positivo.

De acordo com o boletim da Sesa, 37% das pessoas que contraíram leptospirose no Ceará são trabalhadores ligados à agricultura e à pecuária, 14,8% estudantes e 11,1% donas de casa. Em 41,36%, o quadro são de pessoas na faixa etária de 20 a 34 anos de idade. Já os jovens entre 15 e 19 anos respondem por 17,52% dos casos e as pessoas com idade entre 35 e 49 anos, representam 16,30% do total das confirmações.
Onze homicídios foram registrados pela Coordenadoria de Medicina Legal (CML), no último fim de semana. No total, foram 26 mortes violentas ocorridas na Capital e Região Metropolitana no período compreendido entre as 18 horas de sexta-feira passada (14) e 8 horas da segunda-feira (17). Além dos homicídios, ocorreram nove mortes em acidentes de trânsito - sendo cinco por atropelamento -, três casos de afogamento fatal, dois suicídios e um achado de feto humano.

Entre os assassinatos, oito foram praticados a tiro, um a facada, um por espancamento e outro a pauladas. Ainda no fim da tarde de sexta-feira (14), o agricultor Reginaldo da Costa Frota morreu na emergência do Instituto José Frota (IJF) depois de ser baleado.

No mesmo dia, chegou à CML os corpos de Francisco Antônio Gomes da Silva, pedreiro, morto a pauladas na localidade de Jubaia, município de Maranguape.

fonte: DN

Um comentário:

Jonas Brant disse...

Fico feliz que a leptospirose esteja ganhando espaço na mídia do ceará, sem duvida isso e resultado em parte do bom trabalho da vigilância do estado. De qualquer forma escrevo somente para esclarecer que a leptospirose em várzea alegre esta relacionada a produção de arroz, diferente da leptospirose da capital que esta relacionada a condições de saneamento.
A lepto de Várzea Alegre sempre esteve lá, a diferença é que desde o ano passado a vigilância do município esta atenta, inclusive fizeram uma importante investigação no ano passado, com apoio do EPISUS (equipe de investigação de surtos do ministério da saúde).
Parabéns por seu trabalho