terça-feira, 25 de agosto de 2009

PREFEITURA AMPLIA AÇÕES NO HOSPITAL INFANTIL MARIA AMÉLIA




A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde continua o trabalho de estruturação do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (PSIC) que já pode ser considerado uma referência em atendimento de urgência e emergência pediátrica em todo o Cariri.

A aquisição por parte do município do antigo PSIC é visto como a maior ação social na área de saúde já tomada por um gestor em Juazeiro do Norte. A decisão traz implicações positivas na rede municipal de saúde, ampliando o atendimento pediátrico na cidade, universalizando a política de saúde para crianças e adolescentes.

O prefeito lembra que hoje já existem referências no atendimento pediátrico. “A porta de entrada da pediatria juazeirense continua sendo o Hospital São Lucas que tem toda uma história no município e em termos de internamento o Hospital Maria Amélia”, informa Dr. Santana. Desde que passou para responsabilidade do município tem sido crescente o número de atendimento e resolutividade na unidade hospitalar. Em junho foram registrados 257 internamentos pediátricos, em julho 175 e, até o dia 20 deste mês, mais de 150 crianças já foram atendidas no hospital.

Atualmente, o Hospital Maria Amélia conta com 137 leitos, sendo 20 de clínica cirúrgica, 15 de observação de emergência, 4 de isolamento e 88 de clínica médica. A UTI tem 5 leitos, mas a idéia é ampliar para 10 leitos. Tem ainda o plantão pediátrico24 horas, assim como exames laboratoriais de rotina, radiografias, ecocardiogramas e até tomografias computadorizadas e ultrassonografias. O sistema, quando necessário é de urgência para uma criança internada, é direto com a central de regulação.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro tem conseguido formar a maior rede de atendimento hospitalar do interior cearense com o Hospital Estephânia Rocha Lima, São Lucas, Santo Inácio e agora o Hospital Maria Amélia. “O Hospital Maria Amélia está pronto para atender crianças a partir de 28 dias de nascido até os 13 anos”, lembra Dr. Santana. A direção do Hospital confirma para breve ampliação do centro cirúrgico do Hospital que passará de uma para três salas.

Um comentário:

Dr. Valdetário disse...

Muito bem Santana! É assim que um prefeito, comprometido com a saude do povo, faz. Enquanto isso, aqui no Crato, a saude vai piorando a cada dia. O que temos visto aqui no Crato, nos últimos anos, é hospital fechando ou se descredenciando do SUS o que equivale a fechar as portas para os mais necessitados.