terça-feira, 18 de agosto de 2009

Política no Cariri

A situação dos candidatos a deputado federal da região do Cariri é preocupante e piora ainda mais com a presença do prefeito de Parambu, que deve ser muito bem votado em vários municípios caririenses como candidato a deputado federal pelo PMDB. Os mais afetados serão mesmo os atuais deputados, Arnon Bezerra e Manoel Salviano, que estão perdendo colégios eleitorais para outros possíveis candidatos, dentre eles o ex-prefeito Raimundo Macedo (Raimundão) e Genecias Noronha, de Parambu. A situação é preocupante e lembra a eleição de 2002, quando o então candidato a deputado federal, o médico Lucildo Leite, tirou mais votos do que Salviano, Arnon e Rommel juntos.

Se por um lado Arnon e Salviano vinham perdendo espaços em Juazeiro do Norte e em outros municípios, com a popularidade e o crescimento do nome de Raimundo Macedo e a presença de Genecias Noronha, que estão visitando vários prefeitos, o prejuízo será enorme. Raimundão deve sair candidato pelo PMDB, o mesmo partido de Genecias Noronha, que representa a região dos Inhamuns. Ambos estão formando dobradinhas com vários nomes que disputarão uma vaga na Assembléia Legislativa no próximo ano. Raimundão deve ser campeão de votos no Cariri e Genecias poderá conseguir uma excelente votação nos Inhamuns.

MUITO FORTE

Ao contrário do Cariri onde as lideranças políticas estão de exaurindo, nos Inhamuns os políticos se fortalecem ainda mais. Numa região bem menor em numero de eleitores do que o Cariri, nunca faltou dois deputados estaduais eleitos com grande votação em Tauá, além de um deputado federal muito bem votado em todos os municípios daquela região.

É bom lembrar a força dos ex-deputados Julio Rêgo e Domingos Aguiar que nunca perderam uma eleição nos Inhamuns. Outro nome forte é o ex-deputado Antonio Câmara, que se somava com Julio Rego e Domingos Aguiar, quando era para o bem da região. Hoje lideram politicamente os Inhamuns os deputados Domingos Filho e Idemar Citó. Na região do Cariri os ex-deputados Mauro Sampaio e Orlando Bezerra fizeram história, seguidos por Carlos Cruz e Raimundão. Depois desses quatro a situação definhou e Juazeiro do Norte tem perdido um grande espaço político, mesmo sendo detentor do maior colégio eleitoral no interior do Ceará.

Nenhum comentário: