A+ A- Mudar tamanho
ImprimirCorrigirDados parciais
A CE-040, rodovia estadual que liga Fortaleza às praias do litoral Leste, foi a que registrou o maior movimento de veículos na volta do feriadão de ano novo. Entre meio-dia e 18 horas de ontem, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), nove mil veículos por hora passaram pela estrada retornando à Capital. Conforme a PRE, a CE-085, que faz ligação com o litoral Oeste, foi a segunda mais movimentada no período, com 7.500 veículos trafegando por hora no sentido Praias/Fortaleza.
No quilômetro sete da CE-085, foi registro um dos mais graves acidentes ocorridos no período. Por volta das nove horas de sábado, no município de Camocim, uma camionete Hilux chocou-se frontalmente com uma motocicleta, causando a morte das duas pessoas que viajavam na moto. Outro acidente grave foi registrado na CE-168, no município de Itapipoca, por volta das 16 horas do último sábado, 2. O capotamento de um carro Gol resultou na morte de três pessoas.
Em termos de acidentes, segundo o capitão Carlo Barreto, relações públicas da PRE, o feriadão da passagem de 2009 para 2010 apresentou-se mais violento que o de 2008 para 2009. Desde a última quinta-feira, até às 18 horas de ontem, foram 117 ocorrências, resultando em 15 mortes e 81 pessoas feridas. No ano anterior, foram 52 acidentes, com 10 mortes e 34 feridos. Os números, que ainda são parciais, apresentam dados superiores em 55% no caso dos acidentes, 33% em relação às mortes e 55% em número de feridos.
Entre sábado e domingo, ocorreram 16 acidentes nas estradas federais. Na tarde de ontem, o mototaxista Francisco Expedito Colono Azevedo, 39, morreu quando sua moto colidiu com um Vectra, no km 226,4 da BR-222, em Sobral.
IJF
Parte da violência no trânsito refletiu-se no número de atendimentos do Instituto Dr. José Frota (IJF-Centro). Até a noite de ontem, 1155 pacientes haviam sido atendidos pelas equipes médicas que estiveram de plantão nos últimos quatro dias. Os acidentes de moto lideram as estatísticas com 103 ocorrências. As agressões físicas levaram 75 pessoas a buscar atendimento no hospital, que também recebeu 24 feridos em abalroamentos. A médica Wania Maria Ponte, chefe do plantão de ontem, disse que o movimento aumentou logo após a passagem do ano.
A sala de recuperação estava com 20 macas além de sua capacidade normal. Muitos pacientes poderiam receber socorro em unidades de saúde de menor porte, mas continuam sendo mandados para o IJF, diz a médica.
ATENDIMENTOS NO IJF
> Entre os pacientes que chegaram ao hospital, o maior número de casos foi vítima de agressões físicas (75), Queimaduras (57 ), quedas da própria altura, (68), traumas (67), atropelamentos (28), lesão por armas brancas (38), lesão por arma de fogo (22), acidente de trabalho (13), acidente resultante de violência doméstica (15), queda de bicicleta (14), picada de animais peçonhentos (16).
>A médica Wania Ponte chama a atenção que vários dos casos atendidos no hospital, que é especializado em grandes traumas, poderiam ser atendidos nos hospitais distritais de Fortaleza.
>Destacando a lotação da emergência desde a passagem de ano, ela também lamentou que municípios do interior do Estado continuem enviando pacientes que deveriam receber socorro nas suas cidades ou na região.
NÚMEROS
26
VEÍCULOS FORAM APREENDIDOS PELO DETRAN EM AQUIRAZ, CAUCAIA E TRAIRI
jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário