sábado, 26 de junho de 2010

Certidão de nascimento gratuita



O Hospital e Maternidade São Lucas, referência em obstetrícia e neonatologia no Cariri, está expedindo gratuitamente certidões de nascimento. Sendo a primeira instituição de saúde da região a ofertar o serviço, através de uma parceria com o Cartório Marrocos, localizado no sítio Amaro Coelho.

O Prefeito Dr. Santana explica que essa iniciativa vai ao encontro da grande mobilização nacional. “A certidão de nascimento é o primeiro documento do cidadão brasileiro. Esse é o Programa Minha Certidão do Governo Federal. Fui informado que era até certo ponto comum, algumas crianças chegarem às urgências de nossa cidade com nome, porém sem registro. É o compromisso de nossa administração com a saúde da nossa gente desde os primeiros dias de vida e com a sua cidadania”, destacou o prefeito.

Maria Aparecida Tavares de Macedo, a Dra. Mana, diretora administrativa do Hospital explicou, que o serviço social depois da Campanha Nacional no último dia 7, buscou essa parceria com o cartório. O Juiz da 5ª Vara, Dr. Miguel Feitosa Cardoso, foi quem autorizou a expedição diretamente no Hospital, que ocorre de segunda a sexta-feira, no horário da tarde. As crianças que nascem nos sábados e domingos serão registradas na segunda-feira subsequente.

Esse projeto está sendo desenvolvido com efetiva parceria da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça, UNICEF e Tribunal de Justiça do Ceará. Por dia, 10 crianças nascem em média, no Hospital São Lucas. Ontem, terça-feira, início do programa foram registradas nove crianças.

O Hospital São Lucas que é primeiro neste serviço, oferta também as crianças que lá nascem os testes do pezinho, da orelhinha e do olho. O São Lucas possui UTI Neonatal com 10 leitos de terapia intensiva e 14 de médio risco.

Mais informações: Hospital e Maternidade São Lucas
Rua São Benedito, 243, Bairro São Miguel - CEP 63020-080
Telefone: (88)3587-3353/3511-4742
Secretaria de Saúde
(88)3511-4730

Nenhum comentário: