sábado, 26 de junho de 2010

Dois deputados cearenses na lista suja

Apenas dois deputados cearenses, José Gerardo Arruda (federal) e Perboyre Diógenes (estadual), constam na relação dos gestores públicos que têm contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A listagem, entregue pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, na última segunda-feira, tem os nomes de 4.922 gestores de todo o País, com um total de 7.854 contas irregulares.

Do Estado do Ceará foram relacionados 177 responsáveis por 276 contas irregulares de diferentes órgãos da estrutura administrativa federal, prefeituras municipais e unidades regionais de conselhos de profissões como é o caso do Conselho Regional de Administração CE/PI; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-CE) e; Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil no Ceará. Na relação de órgãos federais constam instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil, Universidade Federal do Ceará, Delegacia Federal de Agricultura, Dnocs, Tribunal Regional do Trabalho e a extinta Teleceará.

A maioria dos nomes relacionados são de gestores municipais, principalmente prefeitos ou ex-prefeitos. O ex-prefeito de Itatira, Francisco Afonso Machado Botelho, por exemplo, tem o seu nome relacionado 17 vezes. No caso específico de José Gerardo Arruda e Perboyre Diógenes seus nomes constam por causa de contas irregulares quando administravam os municípios de Caucaia e Saboeiro, respectivamente.

Nenhum comentário: