quarta-feira, 23 de junho de 2010

Livro “Drogas e Cultura: novas perspectivas”




O livro Drogas e Cultura: novas perspectivas, reúne 17 artigos sobre os diversos usos de substâncias psicoativas. A coletânea traz um panorama dos esforços recentes de pesquisa e reflexão em torno do tema no âmbito das ciências humanas.
A publicação – apoiada e financiada pelo Ministério da Cultura – contribui para o debate público sobre as drogas, à medida que não se restringe aos aspectos biomédicos dos produtos e de suas propriedades.


O livro aborda majoritariamente a relação humana com tais produtos, as motivações e os sentidos ligados à produção e ao uso de sustâncias especificas. Traz elementos para ajudar a compreender a interpretação que os sujeitos dão à experiência com as drogas, de seu estado, da motivação que os impele a um consumo repetido de determinada substância, dos sentidos e razões pelas quais a consideram importante ou indispensável para satisfação de determinadas metas e necessidades.

Drogas e Cultura: novas perspectivas é também um esforço no sentido de qualificar o debate sobre a descriminalização e a legalização das drogas, que hoje continua sendo depreciado e descartado como leviano, irresponsável e moralmente suspeito.

Relatos históricos trazidos pelo livro indicam que a proibição de certas substâncias está relacionada a processos de estigmatização de populações e de conflitos geopolíticos entre potências capitalistas e coloniais na expansão de formas de controle internacional compulsório e cooperativo destinado a erradicar todos os usos de psicoativos que não fossem considerados médicos ou científicos.

O livro revela que a perspectiva cultura é uma forma qualificada para lidar e tratar a questão das drogas. A cultura é a manifestação das relações sociais, media diálogos, cria e reconhece a importância do saber popular sobre as drogas. O olhar social sobre essa questão não pode ser apenas o da criminalização policial ou da medicina psiquiátrica.

Nenhum comentário: