quarta-feira, 16 de junho de 2010

Notícias variadas do Cariri

IGREJA
A paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Novo Crato, realiza até o próximo dia 21 de junho a festa do Sagrado Coração, com o tema: o sagrado coração de Jesus vivendo o ano sacerdotal procuremos servir a Deus em comunidade. No dia 21 de junho, que marca o dia do sagrado coração, a festa religiosa será encerrada com uma procissão. No mesmo dia mais cedo, às 16 horas acontece solene celebração a se presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico.

MUSEU MONSENHOR MURILO
Uma justa homenagem a Monsenhor Murilo de Sá Barreto, falecido em 2005. Foram iniciadas as obras para transformação da antiga Casa Paroquial da Matriz, hoje Basílica Menor, em Museu Monsenhor Murilo que abrigará espaço cultural com fotografias, livros, vídeos e objetos pessoais do vigário do Nordeste.

ANOTE: ESTRADA DE SANTA FÉ
Em resposta à publicação veiculada nesta coluna no último domingo sob o título “Santa Fé”, o setor de engenharia rodoviária do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) nos envia e-mail esclarecendo que a estrada que liga Crato ao município de Santa Fé é de jurisdição municipal. Portanto, nossa reclamação continua, agora, voltada para a Prefeitura do Crato. A estrada de Santa Fé está completamente destruída e precisando de uma ampla reforma.

CAMPANHA
Com o objetivo de intensificar a luta contra o trabalho de crianças e adolescentes o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest realizou a exposição final de trabalhos selecionados no concurso cultural Brincar, Aprender e Ser.... Trabalhar quando crescer. O concurso foi realizado pelo Cerest em parceria com outras instituições e visa alertar a sociedade para a importância de se colocar um fim no trabalho infantil.

DEBATE
A cidade de Juazeiro do Norte sediou encontro para discutir o Plano Plurianual Participativo e Regionalizado. O evento contou com a presença de representantes dos municípios e esteve por aqui o vice-governador Francisco Pinheiro. Os participantes discutiram o controle social das políticas públicas e ações planejadas para a região do Cariri. Outro tema discutido foi o orçamento do estado e o debate sobre vocação e desenvolvimento territorial.

BARBALHA
As festas juninas tomam conta de várias comunidades de Barbalha. Hoje tem festa para São João Batista no Sítio Brejinho. O santo também é louvado no Sítio Pelo Sinal. Depois serão as comunidades das Casas Populares e Sítio Santana que iniciarão os festejos em honra do padroeiro São Pedro. As programações ocorrem com cortejo e hasteamento do pau da bandeira, celebrações e apresentações artísticas.

ALEXANDER KELLNER
Alexander Kellner esteve esta semana na Região do Cariri. Na Urca proferiu palestra sobre a importância dos museus de paleontologia. Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o professor Alexander que ama mesmo o que faz e vê na Chapada do Araripe um espaço privilegiado para a pesquisa.


IDOSOS
O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Crato realiza no próximo dia 17 de junho o Primeiro Fórum de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. O evento será realizado através de uma parceria da instituição com ONGs, órgãos governamentais e não governamentais. A ideia é mobilizar esforços para combater qualquer tipo de violência sofrida por pessoas idosas. O fórum é aberto para profissionais da área social, estudantes, dirigentes de instituições públicas e privadas e a sociedade de forma geral.

REFERÊNCIA
As escolas Raimundo Sebastião Sampaio, no Parque Venha Ver, e Alacoque Bezerra, no Alto da Alegria, localizadas em Barbalha foram apontadas como escolas modelo no Ceará. A escolha se deu através de uma avaliação do Sistema Permanente de Avaliação educacional no estado.

FESTIVAL
No próximo dia 26, o município de Mauriti recebe uma edição do III Festival de Repentistas e Trovadores Patativa do Assaré, projeto itinerante que pretende passar por mais de 20 municípios do interior cearense. O III Festival de Repentistas e Trovadores Patativa do Assaré começou em Russas, nos dias 20 e 21 de maio.

coluna Cariri publicada aos domingos no jornal O Povo

Nenhum comentário: