terça-feira, 3 de agosto de 2010
Notícias da URCA
Projeto Piloto de Enquadramento das Águas no Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado, será lançado dia 6
Será lançado no próximo dia 6, no auditório da URCA, campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, o Projeto Piloto para o Enquadramento das Águas do Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. O projeto tem o objetivo de construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos, sendo imprescindível a presença dos principais atores da Bacia em estudo. O projeto é coordenado pelo Professor da URCA, Rodolfo Sabiá. O evento terá abertura às 9 horas, após a recepção dos convidados, pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens, e, em seguida, será apresentada a Proposta Metodológica do projeto. O professor José Carlos, aborda o Enquadramento de Água em Rios Intermitentes – Estudo de Caso do Rio Salgado. Durante o evento haverá espaço de debate sobre o tema, com articulação dos atores sociais da Bacia para as próximas reuniões.
Projeto Salgado
O Projeto Salgado busca através do instrumento de gestão dos recursos hídricos, denominado Enquadramento das Águas, construir um modelo de gestão participativo que propicie a qualidade das águas no Semi-Árido Brasileiro.
Os Municípios que formam a Microbacia III do Rio Salgado (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu) estarão envolvidos nesse projeto piloto, que realizará coletas e análises para averiguação da qualidade da água e produção de banco de dados. Com isso, serão viabilizadas informação que trarão subsídios para as discussões em torno do tema, nas várias reuniões a serem articuladas com as Instituições atuantes na bacia e sociedade civil.
Como principal contribuição do trabalho, busca-se através de um processo democrático, definir qual o padrão de qualidade de água que queremos, bem como as estratégias legais para que os órgãos ambientais responsáveis possam atuar de fato. Isso, respaldados por este importante instrumento, que é o Enquadramento das Águas.
Curso de Educação Ambiental para professores e gestores de Juazeiro do Norte
Entre os dias 09 a 15/08, professores e gestores de Juazeiro do Norte participarão do Curso de Educação Ambiental promovido pelo Geopark Araripe, em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O curso será realizado no período da manhã para os professores e à tarde será direcionado para gestores. As aulas serão ministradas na Secretaria de Meio Ambiente, no Parque das Timbaúbas.
Os participantes terão aulas de Educação Ambiental/ Política Nacional de Educação Ambiental, Geopark como Estratégia de Educação e Desenvolvimento Sustentável, PCN’S, Política Nacional de Turismo, Gestão Ambiental, Legislação Ambiental e Oficina de teatro de bonecos e EA no Geopark. O curso de encerra com uma aula de campo no Geossítio Colina do Horto.
O intuito é formar professores e gestores na área de Educação Ambiental com os conhecimentos mais próprios do Geopark Araripe. Ao final, cada participante terá direito a certificado de participação. Juazeiro do Norte é o último dos seis municípios que receberá o curso de EA. Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri já receberam a capacitação. A programação completa pode ser obtida na sede do Geopark Araripe, na Rua Teófilo Siqueira, 754, Centro - Crato ou através do telefone (88) 3102. 1237.
Estatuto da URCA é repassado ao Consuni, após dois anos de elaboração
Entregue durante reunião do Consuni para ser homologado, nos próximos dias, o novo estatuto da Fundação Universidade Regional do Cariri (URCA). O documento foi repassado às mãos do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, pelo presidente da Comissão Estatuinte, Professor Antônio Ambrósio de Oliveira, num momento considerado histórico para a Instituição. Foram dois anos de um árduo trabalho, que envolveu representantes dos segmentos da Universidade, para compor o documento que reflete, segundo os seus elaboradores, a realidade Institucional, focada na sua dinâmica de desenvolvimento.
Na ocasião da entrega, estiveram presentes componentes da comissão e integrantes do conselho, que ressaltaram o momento democrático vivenciado pela Universidade. O Professor Ambrósio destacou o esforço do grupo, comprometido com os trabalhos, destacando o momento de abertura da URCA. Ele disse que o estatuto anterior foi criado em 1986 e não estava correspondendo às necessidades institucionais.
Já o Estatuto atual vem atender, segundo o presidente, à contingência da Instituição, levando em conta todo o processo de crescimento nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. Professor Ambrósio afirma que o trabalho foi elaborado nesses dois anos, com um calendário permanente de reuniões, buscando incorporar, ao máximo, as necessidades. O docente ainda ressalta a visão do atual Reitor, que ele considera ousada, por ter privilegiado, acima de tudo, a democracia e a participação, tendo como resultado uma peça plural, que representa os anseios da URCA.
Durante a elaboração da Estatuinte foram criadas comissões de sistematização, legislação e redação final. “Construímos o documento moderno e em consonância com a legislação vigente. Com certeza, terá a aprovação da Assembléia Legislativa, sem grandes restrições”, admite. O Vice-Presidente da Comissão, Professor José Cavalcanti da Silva Filho, disse que esse foi um privilégio de mais uma vez ser protagonista de um momento histórico tão importante da instituição. “Tenho a satisfação de ter essa participação no meu currículo”, diz.
A Vice-Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou a missão do grupo, num aprendizado da democracia, e dessa forma, diz ela, deve ser pautada a prática da Universidade. Mas a missão, conforme a Vice-Reitora, só termina quando o Estatuto for publicado no Diário Oficial. O documento será avaliado pelo Conselho Universitário, numa etapa que considera importante. Integrante da Comissão, a Diretora do Centro de Educação da URCA, Professora Francisca Clara de Paula Oliveira, ressaltou o empenho e esforço para a conclusão do processo, por ser este atual documento muito melhor e inserir em suas páginas a atual dinâmica da Universidade.
imagem: Bola Bantim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário