O Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Barbalha, no Campus do Cariri, vai ganhar, no próximo dia 18, unidade da Estação Biblioteca Virtual em Saúde. Com ela, gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e outras pessoas interessadas terão acesso facilitado a 19 milhões de documentos técnico-científicos gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de instalação, com a presença do Reitor Jesualdo Farias, será às 8h, no auditório daquele Curso (Rua Divino Salvador, 284, no Centro de Barbalha).
A Estação BVS compõe a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS). A instalação da unidade no Cariri é resultado de parceria entre o Curso de Medicina, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
Para a Coordenadora-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos, a Estação BVS é uma das principais estratégias de popularização da BVS e de democratização do acesso à informação. “Esta iniciativa não apenas contribui para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital. É um espaço aberto para consultas, que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local”, destaca.
Após a instalação da Unidade, será feita uma capacitação para ensinar os participantes a pesquisarem nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual. O curso prático será das 14h às 17h, no Laboratório do Curso de Medicina em Barbalha.
Mais informações: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs / Estação Biblioteca Virtual em Saúde: http://estacaobvs.saude.gov.br / Biblioteca Virtual em Saúde Brasil: http://brasil.bvs.br / Rede BiblioSUS: www.saude.gov.br/bibliosus
Nenhum comentário:
Postar um comentário