domingo, 20 de fevereiro de 2011

RECURSOS PARA O CEARÁ

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou nesta sexta-feira (18) que os recursos previstos para a construção do primeiro trecho do Cinturão estão assegurados pelo Governo Federal. Já na próxima segunda-feira (21), durante a Reunião dos Governadores do Nordeste, em Sergipe, o ministro e o governador Cid Gomes vão se reunir com a Presidenta Dima Rousseff e a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para apresentar detalhes do Projeto. Segundo Fernando Bezerra, a previsão é que dentro de 60 dias seja assinado o termo de compromisso para a construção do Cinturão das Águas. O anúncio do ministro aconteceu ao lado do governador Cid Gomes durante coletiva realizada na Residência Oficial.

“O Cinturão das Águas é uma proposta bem recebida pelo Governo Federal e já está no PAC. Reitero que as ações previstas no PAC não sofrerão nenhum contingenciamento. É o caso do Cinturão das Águas, que deve receber R$ 1,3 bilhão na primeira etapa, do Eixão das Águas e a Transposição do São Francisco”, assegurou. O Projeto prevê a construção de um conjunto de canais e adutoras, com extensão de três mil quilômetros, envolvendo todo o Estado, viabilizando a segurança hídrica a 92% da população cearense. O investimento total do Cinturão é da ordem R$ 7 bilhões.

Já na quinta-feira (17) à noite, o Cid Gomes e Fernando Bezerra conversaram sobre os projetos do Ministério no Ceará. “Detalhamos ao Ministro o andamento de obras e ações que tem investimentos do Governo Federal aqui no Estado. Como Eixão das Águas e a Transposição do São Francisco, que são obras extremamente importantes para o Nordeste, especialmente para o Ceará”, explicou Cid. A previsão é que até o fim deste ano estejam concluídos os trechos 4 e 5 do Eixão das Águas, que fornecerá água para os empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Nenhum comentário: