Dos 22 deputados federais eleitos pelos cearenses em 03 de outubro de 2010 serão 18 o número de apoiadores do governo da petista Dilma Roussef. Cinco deles do PMDB, quatro do PT, também quatro do PSB, dois do PC do B, dois do PR e um do PDT. Entre os indenpendentes, partidos que não declaram apoio à presidenta Dilma nas últimas eleições, dois deputados, um do PTB e um do PP; e também dois oposicionistas, ambos do PSDB.
A renovação da bancada cearense foi de 59%, com nove deputados federais assumindo pela primeira vez o mandato federal, e 13 reeleitos pelos cearenses. Dentre os reeleitos, o deputado federal José Guimarães (PT) que ampliou em torno de 240% a própria votação, num comparativo entre 2006 e 2010.
Nordeste
Entre os três maiores Estados nordestinos, o Ceará foi o que, proporcionalmente, garantiu uma maior base de apoio na Câmara dos Deputados à presidenta Dilma Rousseff. Dos 22 deputados cearenses que assumem mandato na 54a Legislatura, 18 são aliados da presidenta, o que gira em torno de 81,8% do número de vagas.
Em segundo lugar vem a Bahia, com 25 deputados e 64,1% de apoio à Dilma; e, em terceiro, Pernambuco com 60%. O Estado nordestino que deu proporcionalmente uma maior base de apoio à primeira mulher presidenta do Brasil, com oito deputados federais eleitos, sendo sete deles da base aliada (87,5%), foi o Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário