segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PARA DIRETORA, RESGATE DEP RESOS NO IPPOO SÓ OCORREU POR CAUSA DA CORRUPÇÃO

O jornal O Povo traz matéria de capa sobre o caso da fuga de presos no IPPOO. Na minha opinião uma matéria esclarecedora que merece atenão da sociedade e das autoridades.


A diretora do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Ruth Leite, aponta a corrupção de funcionários como o grande aliado no resgate dos dez presos, entre eles Alex Gardenal e três envolvidos no furto ao Banco Central. Ela afirma que se os presos não estivessem armados não teria ocorrido a fuga. “O problema foi a corrupção”, aponta. No início da tarde de sábado, os presos encaminhados para a visita masculina estavam armados e renderam os agentes penitenciários. Durante a ação, apenas oito agentes penitenciários e três policiais militares trabalhavam no local.

A diretora do IPPOO II reconhece que o número de agentes penitenciários é insuficiente, mas alerta que a corrupção é o maior entrave. Para a presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp – CE), Socorro Marques, o pouco contingente de funcionários prejudica o rigor na vistoria. “O problema é que não existe agente suficiente para cuidar da segurança do presídio. No caminhão que traz a alimentação, por exemplo, não dá para fazer uma vistoria bem feita. Só existe um agente para isso”, rebate.

A falta de vistorias nas vivências (alas onde ficam os presos) seria outro problema. O sindicato afirma que há pelo menos 11 meses não é realizada a “operação pente fino” em busca de armas. Já a diretora do presídio diz que as inspeções são feitas de forma sistemática. “A última vistoria na Vivência um (onde estavam os presos foragidos) foi feita há dois meses. Encontramos celulares e drogas, mas nenhuma arma”, comenta.

ENTENDA A NOTÍCIA

Direção do IPPOO II e Sindasp não entram em consenso sobre o que teria contribuido para o êxito no resgate dos dez presos. A diretora Ruth Leite aponta a corrupção. Já o sindicato diz que o número de agentes é insuficiente.

ENTENDA COMO OCORREU O RESGATE

O resgate dos dez presos ocorreu no início da tarde de sábado, logo após dois advogados solicitarem a presença de seus clientes (que estão entre os foragidos).Três veículos (duas pick ups e um carro de passeio), com cerca de dez homens, iniciaram o tiroteio. Na fachada do prédio do IPPOO II, ficaram as marcas de fuzis e pistolas.Dentro do presídio, os dez presos conseguiram render os agentes penitenciários. Eles estavam armados.Houve troca de tiros entre a área externa e interna do presídio. Um PM e um agente ficaram feridos, e passam bem. Os veículos usados na fuga foram encontrados.

SAIBA QUEM SÃO OS PRESOS FORAGIDOS

Alexandre de Souza Ribeiro (Alex Gardenal) - assalto a banco, carro-forte e seqüestro.
Edésio Batista das Neves Sobrinho, Fernando Carvalho Pereira, Marcos Rogério Machado de Moraes (Bocão) e Antônio Reginaldo de Araújo - participação no furto do Banco Central de Fortaleza. Edson Barbosa Andrade da Silva - assalto a banco. Fco das Chagas Rodrigues, Francisco Edverton Amaral Honório e Rosiélio Chaves Vieira –sequestro. Francisco Mauro Gean de Lima - pistolagem/sequestro

Nenhum comentário: