
O Município do Crato nos últimos meses vem vivendo um clima de acirramento político. Esse acirramento se manifestou com maior intensidade após a vitória de uma chapa com vereadores ligados ao deputado estadual Sineval Roque para a Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O que se vê hoje claramente é um embate entre os grupos políticos do prefeito Samuel Araripe e do deputado estadual Sineval Roque.
Samuel vive hoje um de seus piores momentos. A gestão tucana começa cambalear e tem se mostrado incompetente para tratar os grandes assuntos do Município.
O governo Samuel Araripe não produziu um nome com apelo eleitoral. Samuel tem dois caminhos. Ou faz um acordo com o governo do estado ou lança um nome. O mais cotado é Cícero França, mas Samuel tem inteligência suficiente para se superar. A oposição tem que ter cuidado.
Sineval Roque cresceu politicamente mas esbarra na dificuldade em articular e ampliar sua base de apoio.
Mesmo sendo o mais forte aliado de Cid Gomes no Crato, sofre constantes ataques de Samuel mas se defende e se articula de forma equivocada.
Mas estamos falando do Crato. Por isso, nem tudo é preto no branco. Nessa disputa política que terá desdobramentos eleitorais em 2012 há uma terceira via. Ou seja, setores que ainda não estão alinhados com Roque tampouco com Samuel Araripe.
A terceira via é ainda silenciosa, mas tem sua expressão.
A terceira via está colocada na mesa política do Crato. Se muitos não querem mias a continuidade e uma gestão tucana, outros também não querem o nome do nobre parlamentar socialista. A disputa está longe de ser resolvidas e muitas articulações ainda serão i e deverão ser feitas.
No caldeirão da política surgem vários nomes como opção.
Pelo Partido dos Trabalhadores, por exemplo ,surgem os nomes dos médicos Valdetário Brito e Marcos Cunha. Dr. Marcos Cunha vem sendo apontado como favorito, mas Valdetário tem um forte espaço político na cidade.
Pelo PC do B surge o nome do Dr. Walter Brito, que já foi candidato a prefeito, no ano de 2004. Atualmente, Walter Brito faz um belo trabalho à frente do Centro de Especialidades Odontológicas do Crato e tem livre trânsito junto a setores do Governo. É bom lembrar que no encontro regional feito em Juazeiro, o PC do B tirou como referência lançar candidatura própria em Crato.
Outro nome da terceira via é de André Barreto. Após as eleições anda sumido. Tentou se articular com o PT, mas o partido já tem suas preferência e André está sem espaço.
Um nome que corre por fora, surge o promotor de Justiça Dr. Leitão. Atualmente coordenando o mais importante evento do Crato, a Expocrato, Dr. Leitão é um nome forte. Goza de prestígio na cidade, faz um belo trabalho no parque de Exposição, tem trânsito livre no governo e com vários segmentos socais.
Mesmo dizendo não querer ser candidato de forma alguma um nome que surge é do deputado estadual Ely Aguiar. Nas últimas eleições teve menos votos no Crato, mas seu nome ainda está colocado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário