segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONHECIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO

O programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA, que atende em 36 escolas no município – sendo 21 na área urbana e 15 na rural – e que tem como objetivo oportunizar o ensino àqueles que não estudaram na idade certa, iniciou há um mês projetos direcionados à cultura e às artes profissionais.

Inicialmente 12 escolas do EJA aderiram aos projetos e espera-se que, com o tempo, todas as demais participem. Tais projetos direcionados aos jovens têm como principal meta oferecer conhecimento e profissionalização.

As escolas Jerônimo Freire, Sebastião Teixeira, João Alencar, Expedito Pereira, Manoel de Castro, entre outras, são algumas das que permitem aos jovens se socializarem e conviverem em equipe, por meio de produção de detergentes, sabão, sabonete, crochê, vagonite, fuxico, pintura em cerâmica, incluindo também o incentivo à lógica com cursos de informática e jogos de xadrez.

Em 2011, de acordo com o censo, em Juazeiro do Norte, matricularam-se no EJA 1725 alunos na área urbana e 306 na área rural. De acordo com Ignácia Macedo, coordenadora da Educação de Jovens e Adutos – EJA – a partir da criação dos projetos nas escolas, um maior interesse vindo dos alunos foi percebido. Ao todo são 75 professores do EJA transmitindo conhecimento. Eles recebem planejamento mensal para possíveis melhorias e avanços no ensino.

Nenhum comentário: