Foi solto no início da tarde de ontem, o ex-prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), preso desde 30 de junho no quartel central do Corpo de Bombeiros. Teixeira teve a prisão preventiva decretada no dia 21 de junho de 2011, por suspeitas de envolvimento em fraudes em licitações no município. Na ocasião, além do prefeito, foram presas outras 30 pessoas ligadas à administração municipal, entre os quais o então vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho (PT).
Por volta de 12h30 de ontem, Teixeira deixou a prisão por um portão lateral, sem falar com a imprensa. O seu advogado, Hélio Leitão, já havia feito quatro tentativas de tirá-lo da prisão, com recursos no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela soltura na noite da última quinta-feira (16).
Após a divulgação da notícia militantes petistas comemoraram nas ruas de
Senador Pompeu. Mas, embora esteja solto, Teixeira não poderá retornar à Prefeitura, pois foi afastado do cargo devido a uma ação de improbidade administrativa que tramita na comarca de Senador Pompeu.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Ibervan Ramos (PSDB), que assumiu interinamente a Prefeitura após as prisões do prefeito e do vice, se disse satisfeito com a libertação de Teixeira, já que não havia condenação. “Eu acho que já era pra ele ter sido solto”. No entanto, Ibervan diz esperar um posicionamento da justiça estadual, “para que ele seja punido de acordo com os autos do processo, pelos desvios no município”.
Após a liberação de Teixeira, Luís Flávio de Carvalho disse que a oposição apostava que a prisão duraria até as eleições municipais. Carvalho, pré-candidato petista à Prefeitura de Senador Pompeu, diz que conta com o apoio do ex-prefeito na campanha. “Ele me disse que não sairá da política. Hoje ele é a pessoa que transfere mais votos voto no município. É o melhor cabo eleitoral de Senador Pompeu”.
Já Ibervan Ramos acusa Teixeira e seus apoiadores tentam transformar as prisões em disputa política. “No desenrolar da campanha eu acredito que vai dar para demonstrar à população que isso foi uma decisão jurídica, não política”. Segundo Luís Flávio, está marcada para hoje às 16h, uma carreata de Quixeramobim a Senador Pompeu em comemoração à liberdade de Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário