terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uso de raio laser prejudica voos no Cariri



O uso de raio laser verde portátil vem causando transtornos aos voos feitos no período noturno e que chegam ao Aeroporto Regional do Cariri. A informação é da superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) na Região do Cariri.

De acordo com o superintendente Roberto Germano, a utilização desses raios laser prejudica os voos, e quando a cabine de uma aeronave é atingida pode causar danos à nave, prejudicar a atenção e visibilidade do piloto e causar graves acidentes.
“O raio laser pode parecer inofensivo, mas além de causar cegueira temporária e outros danos á visão do piloto, pode distraí-los, aumentando as chances de um acidente”, afirma Sérgio Duarte, encarregado de segurança operacional do Aeroporto Regional do Cariri.

Em Juazeiro do Norte já são muitos os casos informados pelos pilotos a Estação de Rádio do aeroporto. Em 2011, de acordo cm dados da Infraero no Cariri foram reportados 15 casos de apontamentos de laser contra aeronaves em procedimento para pouso.

Mas o quadro tende a piorar. Nos primeiros 35 dias de 2012, 8 casos já foram denunciados pelos comandantes de aeronaves. Os feixes seriam emitidos de bairros Franciscanos, Romeirão, Pirajá, Pio XII e Novo Juazeiro.

Para coibir essa prática, que é considerada crime pelo Código Penal, a Infraero já se reuniu com a Policia Militar e Federal e comunicou o fato aos órgãos de segurança.
Agora, sempre que um piloto comunica o fato à Estação de Rádio a polícia toma conhecimento no mesmo instante. Mas, até agora, ninguém foi identificado.

Mesmo assim, a Infraero quer contar com o apoio da população para impedir esse tipo de crime. Está lançando a campanha “o laser nos olhos não provoca danos em apenas uma pessoa”, que visa alertar as pessoas para o perigo no uso desse tipo de equipamento.

Outra idéia da campanha é fazer com que a comunidade denuncie caso alguém saiba quem faz uso desse tipo de equipamento.

“Esse tipo de equipamento é prejudicial à aviação. Você imagine se um raio desse fizer um piloto perder a noção de tempo e espaço, pode haver um acidente grave aqui em Juazeiro e vitimar pessoas”, alerta Roberto Germano.

Ele se diz preocupado com esse procedimento que vem aumentando. “Vamos trabalhar para identificar quem está fazendo isso, por isso, estamos já dialogando com polícia e pedindo apoio da sociedade”,afirma.

Jornal O Povo
Edição de hoje

Nenhum comentário: