quarta-feira, 18 de julho de 2012

Amigo é coisa pra se guardar.............

No dia 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo, data sugerida pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Inspirado na chegada do homem à lua, em 1969, Febbraro considerava a conquista não somente uma vitória científica, mas também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, divulgou o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas convidou seus países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade, em 30 de julho.

No decorrer da vida, o ser humano desfruta da companhia de diferentes tipos de amigos: na infância, na adolescência, na vida adulta, no ambiente de trabalho e em diversas outras circunstâncias. Existem também os atuais e cada vez mais frequentes laços com pessoas de outras regiões, na maioria das vezes mantidos pela internet. “As redes sociais, principalmente, proporcionam a aproximação das pessoas. Só temos que ficar alertas à importância do convívio social, que jamais será substituído pela web. A internet facilita as relações, mas não deve ser um instrumento único para esse fim”, aconselha Sabrina Ferroli, psicóloga e diretora do Instituto Karana.

No ambiente profissional, local em que os indivíduos passam a maior parte do tempo, os amigos têm também a capacidade de inspirar e instigar o outro, tanto para fazê-los perceber as próprias habilidades, quanto para desenvolver talentos pessoais e projetos. Para Ferroli, a relação de amizade tem uma grande importância na construção dos seres humanos como indivíduos. “É nessa relação que vivenciamos uma série de situações que nos levam ao desenvolvimento da maturidade emocional e cognitiva. Quando estabelecemos um relacionamento com outra pessoa, somos expostos a eventos que nos demandam várias atitudes, como aceitação, negociação, pedidos, ofertas, perguntas, respostas, raivas, entre outras”, explica.

Relações entre amigos envolvem confiança, conhecimento mais profundo do estilo e do ponto de vista do outro, assim como tolerância maior às diferenças de personalidade. Transportadas para o ambiente profissional, essas características podem se traduzir em maior facilidade na delegação de tarefas ou em mais rapidez na tomada de decisões, além de proporcionar um clima de cooperação. Ferroli esclarece que, “amigos influenciam e muitas vezes nos apoiam a construir o referencial para uma tomada de decisão. A amizade é uma forma especial de se aprender a não só olhar para si mesmo e seus próprios interesses, mas também o outro. Trata-se de uma oportunidade para conviver, compartilhar e construir juntos”.

Ainda que a aceitação da amizade no ambiente de trabalho seja crescente, segundo a psicóloga, lidar com ela no dia-a-dia ainda é bastante complicado, pois, assim como em toda a relação, a amizade, para ser duradoura e construtiva, precisa estar embasada em valores que são fundamentais, como: sentimentos de respeito, consideração e confiança. Quando praticados e experimentados, esses sentimentos formam uma base para uma relação bem sucedida.

“Respeitar, amar e confiar é fundamental em todos os ambientes. No âmbito profissional, mais ainda, pois somos ‘obrigados’ a conviver com pessoas de diferentes origens”, explica a psicóloga. Nessa perspectiva, Sabrina Ferroli dá uma valiosa dica: “relevar atitudes contrárias às que gostaríamos de vivenciar pode ser difícil, mas facilita a rotina e torna a vida melhor”. Segundo ela, “é importante aproveitar as situações, mesmo que pareçam desfavoráveis, pois o convívio com os opostos nos possibilita crescimento em todas as dimensões”.

Segundo Ferroli, o segredo da verdadeira amizade está em compreender que ter amigos envolve dar e receber, sendo que o que se dá é provavelmente mais poderoso do que aquilo que se recebe. A psicóloga também afirma que, para se ter uma amizade assim, é preciso estar aberto e sintonizado com os valores que fundamentam uma relação saudável. “Em todos os lugares para os quais olhamos, podemos perceber que é a qualidade das nossas emoções e sentimentos que determinam a qualidade dos nossos relacionamentos. A habilidade de expressar sentimentos promove um amadurecimento emocional imenso. Em um tempo onde muito se fala em inteligência emocional, fica evidente que a amizade e a aptidão para tratar sentimentos são fatores primordiais para o crescimento individual”, finaliza.

Instituto Karana

Nenhum comentário: