Uma
notícia nacional com reflexos diretos na economia da Região do Cariri,
por onde passam as obras da transposição de águas do Rio São Francisco. O
ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou, nesta
quarta-feira, o rompimento do contrato com a construtora Delta
responsável pelo trecho da obra no Município de Mauriti.
A
empresa, que está envolvida no escândalo do empresário e contraventor
Carlinhos Cachoeira, já havia abandonado o conteiro de obras, deixando
dezenas de trabalhadores desempregados e prestadores de serviços sem
receberem pagamentos. A saída Delta, ainda, no mês de maio, provocou uma
onda de calotes em pousadas, hotéis e no comércio. O trecho da
transposição no Cariri tinha investimentos previstos de R$ 100.000,00 –
maior contrato da Delta com o Governo Federal.
De acordo
com reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, edição desta
quinta-feira, uma nova licitação para retomada das obras no Cariri serão
realizadas até o mês de setembro. ”Eles pararam a obra sem ter causa
justificável para parar, estamos caminhando mesmo para rescindir o
contrato”, disse o ministro ao Estadão, por telefone, do Japão.
Outras
duas empresas – EIT e Getel, que participam do consórcio do trecho da
transposição no Cariri, não poderão continuar a obra, de acordo com o
ministro Fernando Bezerra Coelho. Essa medida, segundo afirmou, é ”para
não incorrer em novos atrasos na transposição, o melhor é relicitar.”
A decisão
de romper o contrato será formalizada até o fim do mês, quando o
ministério concluir a auditoria no contrato de R$ 265,4 milhões,
assinado em 2008. O termo ganhou um aditivo no ano passado, antes de as
investigações da Polícia Federal envolvendo a Delta se tornarem
públicas. Trata-se do maior dos contratos que a empreiteira suspeita de
integrar os negócios do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos
Cachoeira, tem com a União.
Com a
suspensão das obras e do contrato, o trecho da transposição em Mauriti
será o último a ser concluído, de acordo com a mais recente versão do
cronograma do Ministério da Integração Nacional. O atraso fará com que
esse trecho seja concluído em 2015 ou 2016.
Por: Luzenor de Oliveira – Portal Ceará Agora
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