quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mauriti-CE: Delta perde contrato da transposição do São Francisco no Cariri

Uma notícia nacional com reflexos diretos na economia da Região do Cariri, por onde passam as obras da transposição de águas do Rio São Francisco. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou, nesta quarta-feira, o rompimento do contrato com a construtora Delta responsável pelo trecho da obra no Município de Mauriti.

A empresa, que está envolvida no escândalo do empresário e contraventor Carlinhos Cachoeira, já havia abandonado o conteiro de obras, deixando dezenas de trabalhadores desempregados e prestadores de serviços sem receberem pagamentos. A saída Delta, ainda, no mês de maio, provocou uma onda de calotes em pousadas, hotéis e no comércio. O trecho da transposição no Cariri tinha investimentos previstos de R$ 100.000,00 – maior contrato da Delta com o Governo Federal.

De acordo com reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, edição desta quinta-feira, uma nova licitação para retomada das obras no Cariri serão realizadas até o mês de setembro. ”Eles pararam a obra sem ter causa justificável para parar, estamos caminhando mesmo para rescindir o contrato”, disse o ministro ao Estadão, por telefone, do Japão.

Outras duas empresas – EIT e Getel, que participam do consórcio do trecho da transposição no Cariri, não poderão continuar a obra, de acordo com o ministro Fernando Bezerra Coelho. Essa medida, segundo afirmou, é ”para não incorrer em novos atrasos na transposição, o melhor é relicitar.”

A decisão de romper o contrato será formalizada até o fim do mês, quando o ministério concluir a auditoria no contrato de R$ 265,4 milhões, assinado em 2008. O termo ganhou um aditivo no ano passado, antes de as investigações da Polícia Federal envolvendo a Delta se tornarem públicas. Trata-se do maior dos contratos que a empreiteira suspeita de integrar os negócios do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, tem com a União.

Com a suspensão das obras e do contrato, o trecho da transposição em Mauriti  será o último a ser concluído, de acordo com a mais recente versão do cronograma do Ministério da Integração Nacional. O atraso fará com que esse trecho seja concluído em 2015 ou 2016.

Por: Luzenor de Oliveira – Portal Ceará Agora

Nenhum comentário: