quinta-feira, 5 de julho de 2012

Proteção aos defensores dos direitos humanos

Começa a ser executado no Ceará, a partir do dia 15 de julho, o Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos. O anúncio foi feito ontem pela secretária da Justiça, Mariana Lobo, em reunião com membros do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

O programa é vinculado ao programa nacional, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A proteção visa garantir a continuidade do trabalho de quem milita em favor dos direitos humanos e tem sua segurança física posta em risco.

Segundo a secretária, o programa contará com equipe interdisciplinar para atender os defensores de direitos humanos. “A pessoa procura o programa e a equipe delibera pela inclusão caso a integridade (do defensor) esteja ameaçada”, detalha Mariana Lobo.

De acordo com a secretária, a equipe pode optar por medidas como advertência ao agressor e retirada temporária do convívio social dos defensores. Ainda segundo ela, as polícias civil e militar vão dar apoio ao programa, em contingente variável, de acordo com a demanda.

jornal  O Povo 

Nenhum comentário: