quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nova cadeia pública no Crato

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), inaugura na próxima sexta-feira, 20 de julho, às 9h30min, a nova Cadeia Pública do Crato. Com capacidade para 127 internos, a unidade foi totalmente construída com recursos do Tesouro Estadual, com investimento de R$ 3.587.921,00.

A nova Cadeia Pública do Crato conta com aproximadamente 1.845,81 m² de área construída com dois blocos principais: um administrativo e outro de vivências. No bloco administrativo estão localizados os espaços da direção, da coordenação de educação, da assistência social, além de espaços para a vistoria de detentos, refeitório, prontuário, identificação de visitas e de detentos e alojamentos de agentes penitenciários e de policiais militares. Além disso, a Defensoria Pública Estadual também terá local reservado para atendimentos. Neste bloco também estão localizados os departamentos de Tecnologia da Informação e de Circuito Fechado de TV (CFTV).

No bloco de vivências estão 12 celas coletivas masculinas com nove vagas cada, quatro celas de isolamento masculinas com duas vagas cada, duas celas coletivas femininas com nove vagas cada, uma cela de isolamento feminino, com 2 vagas. O espaço ainda conta com solário, pátio livre, salas de aula, consultório médico, consultório odontológico, enfermaria, sala multiuso, refeitório e lavanderia.

Com a perspectiva da ressocialização, a unidade contará ainda com espaço para a implantação da oficina do Projeto Pintando a Liberdade, onde os detentos fabricarão bolas para serem distribuídas a escolas municipais, incentivando também a prática desportiva. "A Secretaria da Justiça entende que além do dever de cercear a liberdade, as unidades prisionais devem ser espaços aptos a dar uma nova oportunidade seja pelo estudo, seja pelo trabalho. Assim, a Cadeia do Crato já será entregue com uma célula do projeto e estamos buscando parcerias para a outra sala de oficina", garante a secretária Mariana Lobo.

A cidade do Crato possui hoje uma cadeia pública com capacidade para 63 presos do sexo masculino, que deve ser desativada após a inauguração da nova unidade. A nova cadeia do município abrigará os presos da antiga cadeia, além de condenados de outras cidades que não possuem casas de detenção. Desde 2007 o Governo do Estado criou 835 novas vagas em cadeias públicas, sendo 14 novas cadeias construídas. Ainda em 2012, deverão ser entregues as cadeias de Cruz, Jati e Milhã.

Nenhum comentário: