segunda-feira, 16 de julho de 2012

Samuel Araripe: “A festa da campanha ainda não começou”

Segue abaixo entrevista com o prefeito Samuel Araripe, feita pelo jornalista Madson Vagner.


O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), concedeu entrevista ao site Miséria, jornalista Madson Vagner, onde falou sobre sua administração, o que tratou com o governador no último encontro e, principalmente, eleições municipais.

O prefeito disse não acreditar na pesquisa Ibope e que todos têm chances, mas que seu candidato vai ganhar as eleições. Samuel disse que o quadro com vários candidatos não favorece a nenhum candidato em especial, sim a todos.

O prefeito avaliou a atual conjuntura e disse que ajudará, seja qual for o eleito, se for solicitado. Mas que, também, fará uma oposição qualificada. Samuel reafirmou sua candidatura a estadual e disse esperar uma campanha de debates.

Veja a entrevista na integra:


Madson Vagner – Para não restar dúvidas, qual o teor da audiência com o governador na semana passada?

Samuel Araripe – Não se conversou sobre política. O que foi discutido foi a inauguração das praças e projetos de interesse do povo do Crato aos quais sei que não dá mais tempo de realizar nessa gestão, mas eu preciso trabalhar até o dia 31 de dezembro de 2012. Então eu não vou me acomodar por conta do período eleitoral.

Madson Vagner – O distanciamento do prefeito Samuel com o governador Cid Gomes pode estar sendo sanado?

Samuel Araripe – Não é segredo que eu sigo e faço parte do grupo do Dr. Tarso Jereissati, então há um distanciamento político. Agora, também, sempre houve a aproximação administrativa. Trabalhamos em conjunto em vários projetos como o Ginásio da URCA, o Centro de Convenções, entre outros. Ele é o governador de todos os cearenses e eu o prefeito de todos os cratenses.

Madson Vagner – Como o senhor vê a campanha deste ano?

Samuel Araripe – A festa da campanha não começou. Mas, esse é o melhor momento para o gestor mostrar o que fez e os outros candidatos mostrarem o que querem fazer para que a população avalie quem é quem. Agora, pode ter certeza, quem tiver rabo de palha; quem tiver coisas pendentes, após o registro da candidatura vai tornar público. Mas, o que eu espero é uma campanha de altíssimo nível. Não vou me preocupar com adversários.

Madson Vagner – Mas, se o senhor for provocado?

Samuel Araripe – A melhor coisa do mundo é ser provocado, porque vou ter a oportunidade de fazer debate. Por isso, estou convidando qualquer um para um debate com tema livre, mas, já sei que eles não vão. Eu quero discutir propostas. Não adianta dizer que vamos tirar a candidatura, ela vai para a rua.

Madson Vagner – O senhor sempre disse que a oposição dividida daria maior chance para seu candidato, no entanto, seu candidato está em último, segundo pesquisa Ibope. O senhor continua com a mesma avaliação?

Samuel Araripe – Em primeiro, lugar não concordo com essa história que muitos candidatos é favorece o candidato do prefeito. Em 2004, éramos seis candidatos; eu era vice-prefeito e derrotei o prefeito. Ou seja, muitos candidatos é favorece a todos. Quem errar menos, quem falar a verdade, quem não baixar o nível é quem vai ganhar. Com relação as pesquisas, o Ibope em 2004, cinco dias antes da eleição, disse que Walter tinha 41% e eu 19%. Eu ganhei a eleição.

Madson Vagner – Então o senhor não acredita em pesquisa?

Samuel Araripe – O que eu quero dizer é que eu também tenho pesquisa. E que o crescimento do Cícero em 40 dias, partiu de 3% para 19%. Não vou me reportar aos outros, mas posso assegurar que dois caíram e dois subiram. Aliás, aquele que apareceu com aquele número, se fosse um pouquinho mais experiente e se a pesquisa fosse verdadeira, não mostrava nem para a mulher dele. Não tem amador nessa história. Eu acho que ele deu um tiro no próprio pé. Em breve virá mais pesquisa divulgada e se ele cair qualquer ponto que seja é preocupante.

Madson Vagner – Então qual a sua avaliação de momento?

Samuel Araripe – Pela primeira vez os três governos têm candidatos. O governo municipal tem candidato, assim como o estadual e o federal. Nós sabemos o peso dessas três candidaturas. Fotografia do Lula e da Dilma na candidatura do PT, pesa; fotografia do Ciro e do Cid na candidatura do PSB, pesa; e a nossa candidatura também pesa. Hoje eu diria que não tem eleição ganha e quem cantar vitória não entende de futebol, porque esse jogo vai ser definido aos 45 do segundo tempo. Isso, se não houver prorrogação.

Madson Vagner – Qual sua estratégia para essa campanha?

Samuel Araripe – Mostrar que não é fácil administrar. Para se ter uma ideia, para cada milhão de investimento para o Crato, a prefeitura tem que ter 10% de contrapartida de arrecadação própria. Então não é só dizer que vai resolver, é mostrar como. Eu sou tabelião e sou bom de arquivo. E estou fazendo isso com tudo que esses candidatos estão dizendo. A coisa é grave. Tem gente voando em céu de brigadeiro. Eu tenho tudo, inclusive, os discursos. Mas há tempo e hora.

Madson Vagner – Em dezembro de 2012, o senhor deixa de ser prefeito. Vai ser candidato a deputado estadual?

Samuel Araripe – Vou! Meu sonho era ser deputado federal. Disputei duas vezes, mas o destino não me quis lá. Nas duas que disputei fiquei na primeira suplência. Virei prefeito, mas sei como é uma campanha de deputado federal. É muito difícil. Por isso, vou a estadual. Mas, é claro, só irei se o povo do Crato entender que eu ainda posso colaborar.

Madson Vagner – A candidatura a estadual acontece independente de quem esteja na prefeitura?

Samuel Araripe – Independe. Não vou depender de mandato de prefeito do Crato. Vou depender do eleitor do Crato. Eu sou mais técnico que político, por isso, trabalho com pesquisa. Hoje, por exemplo, estou tranquilo com meu candidato porque também tenho pesquisa. Além do meu candidato, eu sei onde estou mal e sei onde estou bem. Hoje em dia se engana quem quer. Todos sabem do seu potencial.

Madson Vagner – Seu candidato é do PV. Existe a possibilidade do prefeito Samuel sair do PSDB?

Samuel Araripe – Não! Na verdade ele foi escolhido pelo grupo. Na pré-campanha tinham quatro candidatos, entre eles, dois do PSDB. E, se dependesse de amizade, eu indicaria o professor Érico, do PSDB. Ele foi o coordenador de todas as campanhas que eu fiz e é meu amigo. Mas, o grupo decidiu por Cícero.

Madson Vagner – Pela sua experiência, Independente do candidato que entrar, se pedisse a sua ajuda, o senhor ajudaria?

Samuel Araripe – A pessoa que ganha e precisar do meu apoio terá. O que está acima de tudo isso é a população do Crato. E eu sei que quem se sentar lá terá muitos problemas para resolver. A coisa é gravíssima. Prefeito, hoje, é contrato de altíssimo risco. A lei de responsabilidade fiscal é terrível. São mais 300 prefeitos presos no Brasil.

Madson Vagner – Na sua avaliação isenta; percentualmente, quais as chances reias do seu candidato?

Samuel Araripe – Com relação às possibilidades do meu candidato, ele vai ser o futuro prefeito do Crato e não tenho a menor dúvida. Ele está preparado e a gente tem muitos amigos.

Madson Vagner – Para finalizar, o que o senhor espera da campanha?

Samuel Araripe – Quero propor uma campanha de debates nas escolas, universidade e meios de comunicação. O candidato tem que mostrar a cara. Tenha cuidado com o candidato bonzinho. Esse negócio de sorriso nos lábios e tapinha nas costas, não significa dizer que ele é bom gestor.

(Foto: Agencia Miséria/Normando Soracles)

Nenhum comentário: