quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novas praças do Crato sem acessibilidade

Incoerente. É assim que os deficientes visuais da região do Cariri julgam as obras de requalificação das praças centrais do Crato. Durante a reforma e como medida inclusiva das pessoas com deficiência visual, a Secretaria das Cidades, órgão responsável pela execução, equipou os espaços com módulos de piso tátil, que permite a mobilidade e orientação com segurança. Entretanto, a medida não funcionou. O que deveria servir de orientação direciona o deficiente visual aos obstáculos, como postes de iluminação.

De acordo com o Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CEC), o piso passou a representar um perigo para quem não enxerga, pois há o risco de bater nos postes ao caminhar pela área destinada aos portadores de deficiência visual.

Antes da requalificação das praças centrais, não havia na cidade acessórios que permitissem a acessibilidade nas ruas. O piso tátil foi colocado entre as Praças São Vicente até a Sé, local de grande movimentação de pedestres. A maior reclamação dos deficientes visuais é quanto à permanência inadequada do equipamento de orientação.

Eles solicitam que a obra seja refeita urgentemente, já que pode gerar danos aos usuários. Para estar de acordo com as normas de acessibilidade, o piso tátil precisaria guiar os deficientes por uma via segura e sem obstáculos. Para as pessoas com deficiência visual, outro grande problema está entre as calçadas e as travessias de ruas, onde ainda não existem sinais sonoros e relevos nos percursos, que avisem sobre o fim da pista tátil.

Atualmente, estão cadastrados mais de 30 deficientes visuais no CEC. Todos eles recebem, diariamente, orientações sobre as técnicas de mobilidade urbana. As noções vão desde a locomoção em casa até ao trânsito nas ruas. Segundo a instituição, as principais dificuldades para os deficientes visuais da região do Cariri são a ausência de sinais sonoros nas vias, pista tátil em todas as ruas, além do funcionamento dos equipamentos eletrônicos inclusivos, como o retorno de voz dos caixas eletrônicos instalados nos bancos.

Nenhum comentário: