quarta-feira, 18 de julho de 2012

PT e PSB têm líderes próprios na AL/CE

A deputada Rachel Marques (PT) foi escolhida para liderar a bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa. Através de um ofício enviado à Mesa Diretora da Casa, no curso da sessão de ontem, a última do semestre legislativo, os petistas informaram sobre a dissolução do bloco formado entre PT e PSB, desde o início da atual legislatura, e anunciaram a liderança e a vice-liderança da bancada que ficou com Rachel e o deputado Dedé Teixeira (PT).

A parlamentar fez questão de subir à tribuna para anunciar a escolha de seu nome para liderar a bancada, da mesma forma como ela anunciou, no último dia 6, que o bloco seria desfeito. Antes de informarem o líder da bancada, os três deputados do PT se reuniram em uma sala próxima ao plenário. Conforme Rachel Marques, o seu nome foi o de consenso entre os parlamentares que, por hora, representam o partido no Legislativo cearense. O PT elegeu cinco representantes, mas destes, três estão licenciados, pois assumiram secretarias no Governo do Estado: Camilo Santana, Professor Pinheiro e Nelson Martins. O deputado Antônio Carlos é suplente, mas está no exercício do mandato em razão da licença de um dos deputados petistas.

Rachel Marques chegou a admitir que abriria mão de seu nome para que um dos colegas assumissem a vaga de líder do PT. O deputado Antônio Carlos (PT) já tinha dito que aceitaria comandar a bancada. Mas de acordo com Rachel Marques, seu nome foi escolhido por ser a deputada do PT mais antiga entre os colegas, no seu terceiro mandado, e porque na última vez em que o PT teve um líder, ainda no período do ex-governador Lúcio Alcântara, era Rachel Marques quem liderava o PT na Assembleia Legislativa.

Rachel Marques defendia desde o Governo passado, quando o PT se uniu ao PSB e ao PMDB para formarem um bloco, que o seu partido tivesse um líder de bancada. Na atual legislatura, o partido continuou unido ao PSB. Para a parlamentar, é importante o partido ter sua bancada para reforçar as posições partidárias.

Nenhum comentário: