quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cagece garante qualidade da água no Interior

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) fará, até o final deste ano, a limpeza e a manutenção dos poços tubulares em 12 cidades do Interior do Estado, garantindo assim uma água própria para consumo para a população. Em 2012, a Companhia já executou a limpeza de 68 poços, até julho, e fará a manutenção de mais 54 poços, até o mês de dezembro.

Nas cidades do Interior do Estado que não possuem açude ou rio como fonte de água para o abastecimento do local, a Cagece capta água em poços tubulares que necessitam de limpeza e manutenção periodicamente. Por exemplo, em cidades como Alto Santo, Fortim e no Vale do Acaraú, onde as águas dos poços tubulares apresentam maior incidência de ferro, estes últimos precisam passar por limpeza, de duas a três vezes ao ano.

De dentro dos poços, a Companhia retira grãos de areia que acabam se acumulando por conta da erosão do solo. Também é retirada a crosta de lodo que a própria água forma nas paredes do poço. Com esta limpeza e com o tratamento por filtração e por adição de produtos químicos, a Cagece garante em 100% a qualidade da água para o consumo humano.

A Companhia possui em torno de 80 poços espalhados pelo Estado. Todos são limpos pelo menos uma vez por ano, ou mais vezes dependendo da necessidade de cada poço. A operação de limpeza não interrompe o abastecimento do município.

Nenhum comentário: