terça-feira, 3 de julho de 2012

Prefeito do Barro tem mandato cassado por decisão da Câmara de Vereadores




Por seis votos favoráveis e três contrários, o plenário da Câmara Municipal de Barro cassou na noite da última segunda-feira, 2, o mandato do prefeito José Marquinélio Tavares (DEM).

Contra o gestor pesavam diversas denúncias de cometimento de infrações político-administrativas.

As denuncias foram levadas ao conhecimento do Poder Legislativo por populares e resultaram na abertura de uma Comissão Processante (CP). Após noventa dias de investigações, diligências e tomada de depoimentos, a Comissão estabeleceu relatório conclusivo com parecer favorável pela perda do mandato do gestor.

Dentre as denuncias investigadas, foi apurado cometimento de fraudes em processos licitatórios, superfaturamento em obras pagas e não realizadas, contratação de funcionários “fantasmas” e a realização de simulação de contrato com um vereador da base de sustentação do governo para uso de dois caminhos caçambas de propriedade do parlamentar.

Além do prefeito José Marquinélio, também foram denunciados os vereadores Wilton Leite Diniz e José Elionilton Cabral Feitosa, ambos do partido Democratas, e os secretários municipais José Evandro Tavares e Josilene Dias Tavares, titulares das pastas de Finanças e Educação respectivamente.

A sessão que resultou na cassação do mandato de José Marquinélio teve inicio às 9h da manhã e só foi finalizada nas primeiras horas desta terça-feira (03). Nas cerca de quinze horas de discussão em torno das provas produzidas pelas investigações, constantes nas mais de três mil laudas distribuídas em quinze volumes do processo, vereadores de situação e oposição travaram verdadeira guerra de nervos.

Nenhum dos acusados esteve presente à sessão. O advogado Sérgio Dantas, responsável pela defesa do prefeito, também não compareceu à Câmara. Com a ausência do defensor, a presidenta do Poder Legislativo, Maria Pereira de Lira (PRB), nomeou a advogada Georgia Malena Mâcedo Tavares para que esta pudesse atuar como defensora dos denunciados durante a sessão extraordinária.

Durante todo o dia populares superlotaram as galerias do Poder Legislativo em Barro. Do lado de fora, a Praça Gregório Alves Feitosa, que fica em frente ao prédio do Legislativo, serviu para que dezenas de espectadores e curiosos acompanhassem as discussões realizadas no interior da Câmara.

O anúncio da cassação do mandato do gestor foi feito por volta da 0h15min desta terça-feira. Com a vacância, o vice-prefeito do município, José Antônio de Souza (PRB) foi nomeado no cargo, tendo sido empossado pelo Legislativo nas primeiras horas de hoje.

Nenhum comentário: