quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTA DE SANTO ANTONIO EM BARBALHA TERMINA HOJE

A terra de Santo Antônio comemora de forma positiva o bom desempenho do comércio no período da festa, considerado o segundo do ano. Alguns setores superam as expectativas, como o comércio de confecções e tecidos, mas outros segmentos como hotéis, restaurantes, setor de móveis, além de calçados, conseguem obter mais de 15% nas vendas nesse período.

A Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Barbalha, foi iniciada no último dia 2, com o carregamento do Pau da Bandeira, e será encerrada hoje, com a procissão alusiva ao santo, pelas principais ruas do Centro da cidade, no fim da tarde.

O tradicional evento conta com dois importantes diferenciais este ano: trata-se da primeira edição do evento após o reconhecimento de Barbalha, por lei estadual, como capital dos festejos de Santo Antônio. Durante a programação ontem foi lançado o livro "Sentidos de Devoção: Festa e Carregamento em Barbalha". Também foi aberta a exposição museográfica permanente "Pau de Santo, Festa de Fé", ambos coordenados pelo Iphan.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), alguns setores passam a ter venda maiores do que no período natalino.

O período é o de maior movimentação na cidade e a presidente da entidade, Suzete Luna, diz que há isso ocorre em função da grande movimentação turística, principalmente nos primeiros dias da festa. O turismo, por conta da festa, conforme a presidente da CDL, deixa na economia valores representativos, que chega a compensar a retração que acontece nas vendas, após o período, compensado apenas no final do ano, com as vendas do período de Natal.

Nenhum comentário: