quinta-feira, 20 de junho de 2013

PROTESTOS EM FORTALEZA


Ao menos 50 pessoas acabaram feridas e outras três presas após confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar no entorno da Arena Castelão. Enquanto torcedores festejavam gols de Jô e Neymar, milhares de pessoas enfrentavam clima de terror nas avenidas de acesso ao estádio. O conflito foi o mais violento entre os que ocorreram durante jogos da Copa das Confederações até agora. A concentração do protesto “mais pão menos circo, copa para quem?” começou cerca de 10h e seguiu em direção ao Castelão às 12h. O grupo partiu do início da avenida Alberto Craveiro e pretendia alcançar o estádio, mas acabou contido por barreira da PM a menos de 300m do início - a mais de 2km da Arena.

Sob gritos de “cadê a liberdade” e “deixem o povo passar”, o movimento pedia passagem e a Polícia negava. O clima permaneceu pacífico até que um grupo reduzido de manifestantes começou a arremessar objetos e tentar remover barreiras da PM. Policiais recuaram e responderam com balas de borracha, gás de pimenta e muitas bombas de gás lacrimogêneo.

Logo nos primeiros disparos, dezenas de manifestantes que não estavam no conflito foram atingidos. Cinegrafistas e fotógrafos buscaram abrigo em imóvel abandonado, que foi alvo de granadas de gás. A repressão aumentou e o protesto se dividiu: uma parte retornou à Alberto Craveiro e outra seguiu pela rua Pedro Dantas. Nessa via, manifestantes incendiaram carro da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Cavalaria da PM reconduziu o protesto para a Alberto Craveiro, onde as manifestações se mantiveram pacíficas até o início do jogo. Logo após o começo da partida, no entanto, a Polícia voltou a usar da violência para dispersar manifestantes. Criticando “ação desproporcional” da PM, a maior parte do protesto se dirigiu à BR-116, onde paralisou o trânsito. Na Alberto Craveiro, manifestantes formaram barricadas, incendiaram placas de trânsito e arremessaram pedras. A PM respondeu e avançou com a cavalaria sobre os populares. Na Paulino Rocha, manifestantes tiveram novo embate com o choque da PM.
fonte: jornal O Povo 

Nenhum comentário: