quinta-feira, 13 de junho de 2013

PROFESSORES EM GREVE EM JUAZEIRO

Um grupo de cerca de 500 professores públicos municipais marchou, em protesto, até a sede da Prefeitura de Juazeiro do Norte contra o projeto de lei que alterou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O texto foi aprovado pela Câmara daquele município, no último dia 6, e deverá ser sancionado pelo prefeito Raimundo Macedo (PMDB), por ocasião do retorno do gestor de viagem à Europa, previsto para sexta-feira (14).

A categoria, que iniciou greve, por tempo indeterminado, na manhã desta quarta-feira (12), argumenta que profissionais readaptados, ou seja, deslocados para outros cargos nas escolas, bem como professores afastados por motivos de saúde terão perdas salariais de até 40%.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro (Sinsemjun), Mazé dos Santos, "a nota emitida, após a repercussão negativa do projeto enviado à Câmara, diz uma coisa diferente do que está escrito na nova lei. Eles dizem que não vai haver perda, mas não é isso que está lá. Além disso, o projeto dá poderes discricionários ao prefeito nessas questões".

A sindicalista argumenta ainda que "os readaptados continuam lidando com os alunos na escola e, portanto, não faz sentido que eles deixem de receber a gratificação de regência. Também é um absurdo eles insinuarem que os professores afastados por motivo de saúde não estavam doentes, se para conseguir os atestados é preciso passar pela perícia de três médicos".

Prefeitura divulga cópias de contracheques sem perdas salariais
Rebatendo acusações dos professores, a Secretaria da Educação de Juazeiro do Norte encaminhou à Redação Web do Diário do Nordeste, a cópia dos contracheques de pelo menos duas professoras, comparando os vencimentos dos meses de abril e junho.

Nenhum comentário: