Brilha o Cariri na disputa ao governo
A região do Cariri que já tinha o nome de Eunício Oliveira, filho de Lavras da Mangabeira, agora vai ter na disputa ao governo do Estado o cratense, radicado na Barbalha, Camilo Santana. Após a divulgação do nome do petista Camilo, pelo governador Cid Gomes, a região ficou em estado estase. Já são quatro décadas desde que um caririense governou o Ceará. O Coronel Adauto Bezerra, filho de Juazeiro do Norte, assumiu o governo em 1974, mas acabou deixando o cargo para ser deputado federal. No novo momento da política cearense, ganha visibilidade a região com maior destaque, mas tão questionada pela pouca força política na atualidade. As candidaturas de Eunício e Camilo dão a real dimensão da atual força política do Cariri no cenário estadual. Comprova a força da região nos bastidores!
A onda “Cariri” na eleição
Agora a grande expectativa para esta eleição é que a onda de valorização do Cariri, com os dois candidatos ao governo do Estado, favoreça as candidaturas proporcionais aos legislativos estadual e federal. O número de deputados estaduais e federais, geralmente, é usado como parâmetro de avaliação desta tão falada força política. E, vale salientar, são muitos os que acreditam que esta onda pode dobrar o número de parlamentares saídos do Cariri. Essa é a velha força política vista na região que se iniciou com Barbara de Alencar, se fortaleceu com o Padre Cícero, e passou pelos coronéis. Para a população essa força só vale à pena quando vem acompanhada de benefícios voltados a saúde, educação, infraestrutura e outros. Vamos esperar o resultado após janeiro de 2015.
E por falar em força política...
... Nos bastidores da indicação da candidatura de Camilo Santana, há quem diga que pesa a opinião de um grupo de prefeitos caririenses, algo em torno de nove e, vale salientar, pouco articulados, mas decididos. Eles espalharam que preferiam uma indicação do Cariri como indicação do grupo do governador. Eles nem chegaram a formalizar o pedido, mas a vontade pode ter chegado aos ouvidos de Cid Gomes. Se teve interferência na decisão é difícil saber. Mas, eles ficaram muito contentes pela tese ter sido seguida.
As decisões em Assaré
Na terra do poeta Patativa, o prefeito petista Samuel Freire, anunciou apoio a um federal do seu partido, naturalmente, José Guimarães, e Sineval Roque para estadual. O problema é que seu maior aliado, o ex-prefeito Oliveira, não gostou nada da decisão. Segundo Oliveira, havia um acordo em que o prefeito petista indicava o federal e ele (Oliveira) o estadual. Para Oliveira, o prefeito Samuel quebrou o acordo, o que, deixa ele à vontade para escolher seus candidatos. Ele garantiu que, nesses termos, não vota nem em Guimarães nem em Roque. Oliveira conversa com o prefeito de Juazeiro Raimundo Macedo e Roberto Pessoa, de onde devem vir às indicações. Samuel e Oliveira vão medir força, o que, vale salientar, pode provocar um rompimento na aliança para a próxima eleição municipal. Resta saber quem perde mais!
Passando longe da briga
Quem está passando bem longe da briga entre Oliveira e Samuel em Assaré é o jovem candidato a deputado estadual pelo PSDC, Anderson Palácio. Anderson é filho do casal Palácio, ambos ex-vereadores no município e donos de considerável prestígio político. Tanto Samuel, quanto Oliveira, dizem ter simpatia por Anderson e que não irão atrapalhar seu caminho. Palácio pai, principal articulador da candidatura do filho, se dá por satisfeito, já que, Anderson é o único candidato filho do Assaré. Para ele, esse pode ser o diferencial para ganhar com a briga. Na cidade o nome de Anderson já causa impacto no meio político. Anderson tem se articulado bem, ainda, em Juazeiro do Norte e mais 49 municípios do Ceará. Na convenção do PSDB foi um dos mais prestigiados. É bom ficar de olho, ele pode dar trabalho aos chamados grandes!
Novo prefeito em Araripe
Na última semana a Câmara de Araripe empossou, em sessão extraordinária, o novo prefeito do município. O vereador Hildo Pereira, do PCdoB, presidente da Casa Legislativa, assumiu a prefeitura após o recebimento de notificação judicial, oficializando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em cassar o ex-prefeito Humberto Germano Correia, do PSD, por abuso de poder político. O presidente assume o comando do município com o objetivo de convocar eleição suplementar num prazo de 90 dias. A data deve ser determinada pelo TRE. Cerca de 300 pessoas lotaram a Câmara e seus arredores para acompanhar os discursos e juramentos dos parlamentares. O novo prefeito é da base política de Germano, mas, com a posse, já são muitas as opiniões de que ele fará uma gestão independente.
Delvamberto decidido em Altaneira
Quem saiu de cima do muro foi o prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, do Pros. Com a candidatura de Camilo Santana ao governo do Estado, ele deve votar em Genecias Noronha, do Solidariedade. Mas, o exemplo da dúvida veio do apoio ao candidato a estadual. Delvamberto acabou optando pelos nomes de Sineval Roque, do Pros, e Daniel Oliveira, do PMDB. Isso mesmo! Delvamberto vai apoiar dois candidatos a estadual. E pior, um do Pros e outro do PMDB. A pergunta é: algum candidato ao governo do Estado vai à Altaneira? Para o bem de Delvamberto é melhor que não!
Enquanto isso no Cariri...
.,. Quem desistiu da candidatura de deputado estadual, na última hora, foi o ex-prefeito de Mauriti, Isaac Júnior. Na cidade o comentário é que a decisão já era esperada. Para os amigos mais próximos, o ex-prefeito teria assumido que pretende ter mais tempo para a família. Depois de oito anos como prefeito, a decisão deve ser entendida.
... Em Farias Brito, ganha corpo a polêmica envolvendo o prefeito Vandevelder Francelino, e o pároco local, Padre Adalmiran. O motivo seria o espírito de liderança do Padre. Vandevelder chegou solicitar à Diocese a retirada do padre. Não foi atendido! Em retaliação, o prefeito mandou retirar os enfeites juninos colocados pela igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário