quarta-feira, 9 de julho de 2014

Estudo aponta tecnologias que podem ajudar trabalho de organizações sociais

Um estudo feito pela Foundation Center, com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, lista e analisa ferramentas tecnológicas online da atualidade com o intuito de orientar as organizações sociais sobre qual plataforma escolher para sanar suas necessidades e melhorar sua atuação no que diz respeito, sobretudo, a aspectos de gestão e colaboração. O estudo "O aproveitamento das tecnologias de colaboração” foi realizado com 170 ferramentas tecnológicas, organizadas em 16 categorias.

O relatório deixa claro que não existem ferramentas boas ou más, mas sim organizações com diferentes necessidades e objetivos, por isso define quatro aspectos essenciais no momento da escolha da plataforma tecnológica: facilidade de uso (usuário iniciante, intermediário, avançado); licença (gratuita, paga, segundo condições); tamanho da organização (pequena, média, grande); e se é adaptável a dispositivos móveis.

Ferramentas importantes e que podem ajudar a potencializar as ações das organizações sociais são as de "Comunicação” e "Vídeo Conferência”. O estudo aponta que elas cobrem toda a gama de tecnologias da comunicação, como chats, chamadas em conferência, chamadas de vídeo, seminários, salas de reuniões virtuais e blogs. A recomendação é o uso da já conhecida plataforma gratuita Skype e, como alternativa, o "Webex” ou o "Adobe Connect”, que apesar de serem pagos são eficientes para conectarem várias pessoas e compartilharem palestras e conferências.

É comum as organizações precisarem recolher dados, solicitar retroalimentação ou fazer pesquisas online com muitas pessoas. Para facilitar esse trabalho podem ser usadas três ferramentas: Plaxo, Quora e Survey Monkey, sendo a última a mais recomendada pelo estudo da Foundation Center. Já para a visualização e análise de dados previamente tabulados o MS Excel continua sendo a opção mais viável para as pequenas organizações.
Para "Colaboração” e "Administração de Conteúdos” é utilizada, hoje, uma combinação de ferramentas básicas (uso compartilhado de arquivos, de calendários, perfis dos membros, etc), contudo, há a desvantagem da informação ficar dispersa na rede. Para sanar esse problema e permitir que as informações fiquem guardadas de forma segura e em uma única plataforma a sugestão é o uso do "Grupal”.

Para ajudar na "Administração de Projetos”de colaboração e manter os membros da organização informados sobre tarefas, responsabilidades e prazos, o estudo lista 10 ferramentas e aponta o MS Project como a mais completa. Há nesse campo uma dificuldade para se encontrar uma ferramenta gratuita que contenha todas as funcionalidades para gerir um projeto colaborativamente.

As Redes Sociais também são comentadas no estudo. Seu uso se tornou essencial nos dias de hoje, seja para comunicar rapidamente, organizar eventos ou conectar várias pessoas ao redor do mundo. Mas, antes de escolher uma rede social, a recomendação é analisar itens como privacidade e segurança de conteúdo e nesses quesitos saem na frente Facebook e o Google+.

Para conhecer mais tecnologias de colaboração leia o estudo na íntegra (em inglês):http://foundationcenter.org/gainknowledge/research/pdf/collab-tech.pdf.

site Adital

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