quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mídia estimula setores abduzidos pelo facismo

O senador Roberto Requião (PMDB) criticou duramente a mídia tradicional, que, segundo ele, junto com a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), "divide o Brasil em dois", fazendo uma "fronteira mentirosa"
Em alusão às cores do PT e do PSDB, o peemedebista afirmou que os "mapas dividindo o Brasil em vermelho e azul" publicados na imprensa são uma "fraude" e servem apenas "reforçar o preconceito, realçar setores abduzidos pelo fascismo, e sua formulação primária e bruta".
"Não vejo nenhuma inocência da parte de nossa empoderada mídia, ao cindir o país dessa forma maniqueísta e dicotômica", afirmou Requião, na quarta-feira (28), em discurso na tribuna do Senado. "Esta partição é falaciosa, já que no Sul e Sudeste a presidente teve mais de dois milhões de votos que no Norte Nordeste", acrescentou.
Requião ficou em segundo lugar na disputa pelo governo do Paraná, com 27,56% dos votos válidos, contra 55,67% do governador reeleito Beto Richa (PSDB). A senadora Gleisi Hoffmann assegurou a terceira posição, com 14,87% dos votos.  
 Site Brasil 247

Advogado de Youssef nega participação em 'divulgação distorcida'


Por André Guilherme Vieira | De São Paulo

O advogado que representa Alberto Youssef, Antonio Figueiredo Basto, negou envolvimento na divulgação de informações que teriam sido prestadas pelo doleiro no âmbito da delação premiada, sobre o conhecimento de suposto esquema de corrupção na Petrobras pela presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Asseguro que eu e minha equipe não tivemos nenhuma participação nessa divulgação distorcida", afirmou ao Valor Pro. A informação de que Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobras foi divulgada na sexta-feira passada pela revista "Veja".
No mesmo dia, o superintendente da Polícia Federal (PF) no Paraná, delegado Rosalvo Ferreira Franco, determinou abertura de inquérito para apurar "o acesso de terceiros" ao conteúdo do depoimento prestado por Youssef a delegados da PF e a procuradores da República.
"Acho mesmo que isso tem que ser investigado. Queremos uma apuração rigorosa", garante Basto, que já integrou o conselho da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). "Eu não tenho nenhuma relação com o PSDB. Me desliguei em 2002 do conselho da Sanepar [controlada pelo governo do Estado]. Não tenho vínculo partidário e nem pretendo ter. Nem com PSDB, nem com PT, nem com partido algum", afirma. O Paraná é governado por Beto Richa desde janeiro de 2011. Ele foi reconduzido ao cargo no primeiro turno da eleição deste ano.
A reportagem menciona que a declaração de Youssef teria ocorrido no dia 22 de outubro. "Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira. Desafio qualquer um a provar que houve oitiva da delação premiada na quarta-feira", afirma, irritado, Basto. O advogado diz ser falsa a informação de que o depoimento teria ocorrido na quarta-feira para que fosse feito um "aditamento" ou retificação sobre o que o doleiro afirmara no dia anterior: "Não houve retificação alguma. Ou a fonte da matéria mentiu ou isso é má-fé mesmo", acusa o defensor de Youssef.
Iniciadas no final de setembro, as declarações de Youssef que compõem seu termo de delação premiada são acompanhadas pelo advogado Tracy Joseph Reinaldet dos Santos, que atua conjuntamente com Basto.
O Valor PRO apurou que o alvo principal da operação Lava-Jato disse em conversas informais com advogados e investigadores, que pessoalmente considerava "muito difícil" que o presidente da República não tivesse conhecimento de um esquema que desviaria bilhões de reais da Petrobras para abastecer caixa dois de partidos e favorecer empreiteiras.
"Todo mundo lá em cima sabia", teria dito o doleiro, sem, no entanto, citar nomes ou apresentar provas.
O esquema de corrupção na diretoria de Abastecimento da Petrobras teria começado em 2005, segundo a investigação e o interrogatório à Justiça Federal do ex-diretor de Abastecimento da petrolífera, Paulo Roberto Costa. Era o segundo ano do primeiro mandato do então presidente Lula. Dilma foi nomeada ministra de Minas e Energia em 2003.
Segundo a versão de Costa à Justiça, Lula teria cedido à pressão partidária para nomeá-lo diretor da Petrobras, sob risco de ter a governabilidade ameaçada pelo trancamento da pauta do Congresso. "Mesmo que essa declaração do Paulo Roberto [Costa] seja fato e que a comprovemos nos autos, qual é o crime que existe nisso?", questiona um dos investigadores da Lava-Jato. "Uma coisa é a atividade política. Outra é eventual crime dela decorrente. Toda a delação de Costa e outras que venham a ocorrer serão submetidas ao crivo do inquérito policial e da devida investigação", esclarece.
A PF também instaurou inquérito para apurar supostos vazamentos da delação premiada de Costa.
Investigações sobre vazamentos podem resultar em processo penal. No dia 21 deste mês, o deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) foi condenado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por violação de sigilo funcional qualificada. Queiroz, que é delegado da PF, foi responsabilizado por "vazar" informações da operação Satiagraha, deflagrada em São Paulo em 2008.
Valor Econômico 

Campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo é lançada hoje


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança hoje (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil, que terá início dia 8 de novembro. Será às 11h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O lançamento ocorrerá durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doença, que ocorre até amanhã (31).  A mostra reúne, durante  quatro dias, cerca de 4 mil profissionais, entre trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde, para trocar informações sobre o aprimoramento do setor.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Ouça a Conexão Brasília-Ceará desta quinta-feira dia 30

Confira os destaque da Conexão Brasília-Ceará desta quinta-feira dia 30 de outubro de 2014:


Taxa de juros sobe e presidenta Dilma Rousseff (PT) tira férias.

Reforma ministerial: governador Cid Gomes (PROS) sinaliza não ter interesse em ser ministro de Dilma.

Senador Eunício Oliveira (PMDB) também nega interesse em ministério e diz não vetar ninguém.

http://www.cearanews7.com.br/ver-noticia.asp?cod=21614

Cid diz que Ceará fez tudo que podia pela Refinaria

O Governo do Ceará já fez tudo que poderia para a instalação da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante (60,1 km), conforme o governador Cid Gomes (Pros). “No que dependia de providências do Estado, todas elas estão tomadas. A área livre e desimpedida entregue à Petrobras”, ressalta.

Tanto que as ações para a aquisição de área para a comunidade da reserva indígena Taba dos Anacés, em Caucaia, um dos entraves para a liberação do terreno da Refinaria, já foram concluídas. Cid, assim como os órgãos do Estado, não foi formalmente comunicado sobre o possível adiamento do empreendimento pela Petrobras. “Fico surpreso em ter essa notícia e só posso comentar realmente quando tiver uma posição formal”, diz, na inauguração do shopping RioMar Fortaleza.

A Refinaria Premium I, do Maranhão, também tem adiamento cogitado. Isso segundo uma fonte da agência Reuters “com conhecimento direto do assunto” .

Apesar da notícia, os empreendimentos constam no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras 2014-2018, com investimentos de US$ 220,6 bilhões para o período.

Enquanto a informação não se oficializa ao Governo, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece) diz que o cronograma de obras para atender a Petrobras está sendo seguindo, inclusive com novo píer no Porto do Pecém, que auxiliará o transporte de equipamentos para a construção da Premium II.

Entenda a divergência no Congresso sobre o decreto de Dilma

Parlamentares da Câmara Federal divergem sobre o decreto da presidente Dilma Rousseff (PT), derrubado na última terça-feira, 28, que institui a criação da Política Nacional de Participação Social (PNPS) e do Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). A aprovação de um projeto que susta o decreto presidencial foi a primeira derrota de Dilma no Congresso após as eleições.

Para a oposição, o Governo estaria agindo de forma autoritária dando às organizações poderes próprios do Legislativo, como fiscalizar a aplicação de recursos públicos; já o Governo se defende e diz que a Câmara não entendeu o recado apontado pelas urnas.

A proposta da presidente, encaminhada em maio ao Congresso, pretende definir parâmetros para orientar eventuais criações de conselhos populares com membros da sociedade civil ligados a movimentos sociais, assim como Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Para a derrubada do decreto, no início da semana, a oposição contou com o apoio, inclusive, de partidos da base do Governo, entre eles o PMDB, encabeçado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, derrotado no segundo turno, depois de concorrer ao Governo do Rio Grande do Norte, sem o apoio de Dilma.

“Claro que algumas insatisfações de parlamentares com o resultado nas urnas contribuíram para que a votação contrária fosse ampliada. Contudo, o espírito do projeto é autoritário. Nós iríamos descaracterizar nosso processo democrático”, explicou o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB). 

A base da presidente discorda e afirma que a Câmara vai na contramão do que as urnas apontaram: participação popular nas decisões governamentais. “As pessoas querem opinar e fiscalizar as políticas públicas, as urnas nos deram este recado. A Dilma encaminhou uma proposta estabelecendo condições e permite que a sociedade acompanhe e formule as ações”, defende o deputado José Guimarães (PT).

Ainda de acordo com o deputado petista, os parlamentares que votaram contra o decreto da presidente “têm medo da participação popular nas ações do governo”, e completa: “esta não é uma derrota do governo, é uma derrota da sociedade, isso não atrapalha em nada o governo”, lembrou o deputado, já que a derrubada do projeto de Dilma se deu dois dias depois de sua reeleição.
Ação participativa
Para o cientista político da Universidade Federal do Ceará, Valmir Lopes, o decreto visa a busca pelo avanço na democracia participativa, previsto pela Constituição. Contudo, a forma como ele foi criado provoca críticas do estudioso.

“Da parte do governo, tenho a impressão que ele quer melhorar a relação de democracia representativa, pretendendo avançar em participação. Porém, o problema é a forma como ele pretende: dando uma impressão de controle sobre o Legislativo, criando um cerco às instituições de democracia representativa, no caso da Câmara”, explica.

Ainda de acordo com Valmir Lopes, a derrubada do projeto é um “péssimo sinal” do que se verá a partir de agora entre a relação do Congresso com o Planalto. (Colaborou: Igor Cavalcante - especial para O POVO)

Começa transição entre governos Cid e Camilo

Já foram dados os primeiros passos na transição entre os governos Cid Gomes (Pros) e Camilo Santana (PT). Camilo e a vice-governadora eleita, Izolda Cela (Pros), foram recebidos ontem à tarde por Cid no Palácio da Abolição para tratar da passagem da atual para a futura gestão.
 “Estamos elaborando a quatro mãos um decreto que deverá ser assinado e vai regulamentar a transição. Tem tudo para ser uma transição tranquila”, disse Cid após a reunião.
Uma das providências já tomadas pelo governador foi dar a Camilo acesso ao programa de Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários do Estado, o Mapp.
“Ele já está com a senha master para acompanhar tudo. Será facultado a ele acesso a todas as informações de balanço, custeio, estrutura de secretarias, para que ele tenha pleno conhecimento quando assumir em primeiro de janeiro”, afirmou Cid.
Entre os integrantes da administração que dispõem da senha master para acessar o Mapp estão o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o chefe de gabinete de Cid, Abreu Dantas.

Mais Educação realizará oficina de aprendizagem divertida da matemática


A Secretaria de Educação do Crato realiza hoje, 30, às 8h, no auditório da Escola Padre Frederico (Creche São Miguel), a oficina sobre “Ludicidade e Matemática”, para os monitores do Programa Mais Educação, das escolas da rede municipal do Crato que desenvolvem atividades no campo do conhecimento.

 A formação será mediada pelo professor Eliomar Ribeiro, e a oficina tem o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem da matemática, a partir de  produção e experiências com jogos e brincadeiras.


O município pretende realizar outras oficinas com o propósito de explorar, com estas atividades, os espaços da escola com grande intensidade e procurar adaptar procedimentos que os alunos, monitores e professores possam entender com mais exatidão a importância dessas formações.

Receita Orçamentária para o exercício financeiro de 2015 é aprovada no Legislativo cratense


Com o total de 55 emendas, sendo três aditivas e 52 modificativas, foi aprovado durante a sessão extraordinária de quarta-feira, 29, da Câmara Municipal, o projeto de lei de nº 2909001/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o Orçamento Programa do Município do Crato para o exercício financeiro de 2015.

Os vereadores aprovaram de forma unanime o orçamento do Crato estimado em R$ 247.639.830,00. O orçamento vem de várias fontes, como Receita Tributária, Receita de Contribuição, Receita Patrimonial, Receita de Serviços, Transferências Corrente,  outras Receitas Correntes, Receita-Intraorçamentária, Alienação de Bens e Transferências de Capital.

A despesa fixada à conta dos recursos previstos está desdobrada nas unidades orçamentárias a seguir descritas: Câmara Municipal,  Gabinete do Prefeito e do Vice-prefeito; Procuradoria Geral do Município, Ouvidoria, Controladoria, as Secretarias de Governo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Administração,  Finanças,  Obras Públicas,  Cidade, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e Controle Urbano, Cultura, Esporte, Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos,  Segurança Pública, Cidadania e Trânsito, Serviços Públicos, Saúde,  Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social.


O orçamento é formado ainda pelos fundos municipais de Iluminação Pública, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Trânsito, de Desenvolvimento Ambiental, de Saneamento Básico,  a PREVICRATO,  Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho e Reserva de Contingência.  

Crato inicia campanha de vacinação contra Poliomielite na próxima segunda-feira


A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Imunização iniciará campanha de vacinação contra Poliomielite no próximo dia 3 de novembro.

A campanha, que terá início na próxima semana e irá até o dia 28 de novembro estará sendo disponibilizada em todos os postos de saúde do município.

Deverão se vacinar crianças a partir de 6 meses de idade até menor de 5 anos, lembrando que  os responsáveis deverão comparecer as unidades de saúde levando a caderneta de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Imunização do Crato Teresa Cristina Brito esse ano terá dois dias D:  dias 8 e 22 de novembro que serão dois sábados.

“Nestes dias teremos além de todos os postos de saúde em funcionamento estaremos organizando as imunizações das crianças que estiverem com o seu esquema de vacinas atrasado, atualizando também com outras vacinas” explica.

 Teresa Cristina também alerta que nos dias D a equipe da imunização estará com postos volantes na Praça da Sé, Praça da Prefeitura e Capela de São João Batista no Bairro Mirandão.

 A Secretária de Saúde do Crato Aline Alencar avisa a comunidade que durante esses dias a coordenação de Imunização estará vacinando também contra Hepatite B em adultos, para que possam tomar a sua 3ª dose.

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas).

É importante salientar que o Brasil realiza, em 2014 o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e o 25º ano sem a doença. É muito importante manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite em todas as localidades.

O município do Crato tem como meta vacinar 8.886 crianças.

Contato

Coordenadora da Imunização do Crato Teresa Cristina Brito- 88  96592051

Secretaria de Obras finaliza reforma na Quadra Bicentenário



A Secretaria de Obras Públicas do Crato  está finalizando na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro,  os trabalhos de reforma nas parte interna da quadra poliesportiva  Bicentenário. Os trabalhos incluem conserto nas estruturas,  pintura em todo o piso e em todos os lances de arquibancadas, alambrado, solda e pintura em todo as estruturas de ferro, reforma e pintura nas duas traves.

Já o Departamento de Gestão Energética fez a manutenção da rede elétrica e a substituição de todos os refletores existentes no interior da quadra e colocará refletores mais potentes.

O Secretário de Esporte, Cacá Queiroz vem atuando no sentido de dar encaminhamento, por meio da pasta, as respectivas melhorias. Ele disse que está cumprindo uma promessa que fez para com ele mesmo, que era de poder ter a melhor e mais conhecida praça de esportes do Cariri totalmente nova, propiciando, assim, uma satisfação a todos que fazem uso deste importante equipamento  esportivo da cidade.


Todas as melhorias fazem parte do projeto da Sesporte de reforma e manutenção de todos os instrumentos esportivos da cidade, e assim poder dar segurança, conforto e qualidade na prática desportiva do Crato.

Continuam abertas vagas para curso do Programa de Qualificação Territorial


A Prefeitura do Crato, por meio da Coordenação da Área do Trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), informa que ainda há vagas para o curso de auxiliar de manutenção predial do Programa de Qualificação Territorial (PLANTEQ).

O curso será realizado no SENAC, com início no dia 3 de novembro, no período da manhã.


Para mais informações pelo telefone: (88) 3521-6425 ou (88) 9497-9018.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Contra 3º turno, Alkmin vai à DIlma pela água

Três dias após as eleições, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quarta-feira 29 que irá procurar a presidente Dilma Rousseff com pedidos de recursos financeiros e desoneração de impostos para que São Paulo enfrente a pior crise hídrica dos últimos 84 anos. O tom foi diferente do período das eleições, quando ele e Dilma trocaram acusações sobre o problema da água.
"A eleição já acabou. Não deve haver um terceiro turno. Isso prejudica a população. A nossa disposição é a do diálogo e da cooperação", disse Alckmin durante visita a Santos, no litoral paulista, onde anunciou um repasse de R$ 4,4 milhões para o início das obras de duas policlínicas. A afirmação foi feita um dia depois de o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) ter dito em discurso que não aceita diálogo com o PT.
"O governo federal precisa tirar o imposto da água. A presidente prometeu que faria isso há quatro anos. Só a Sabesp paga R$ 680 milhões de PIS e Cofins. Vamos conversar com ela. O governo federal sempre foi nosso grande parceiro", ressaltou. Ele também voltou a descartar o rodízio ou o racionamento de água em São Paulo. "Não há necessidade", defendeu.
Apesar do anúncio de conversa, Alckmin fez críticas ao governo Dilma, que segundo ele, usou parte das águas das represas de Jaguari e Paraibuna para produzir energia elétrica. "Nós vínhamos preservando a represa de Jaguari. Essa água ia garantir o abastecimento humano do Vale do Paraíba, do Rio de Janeiro e de Campinas. A Agência Nacional de Águas, que pertence ao Governo Federal, nos obrigou a fazermos a abertura das águas a ponto de ameaçar uma intervenção", disse ele.
O governador completou que a represa, que estava com 40% de sua capacidade total, registra agora apenas 12%. "Parte dessa água foi para produzir energia elétrica. A represa de Paraibuna está com 5% da capacidade e cai 0,4% por dia. Boa parte dessa água não está indo para abastecimento humano".
Terceira cota
O governador também rebateu o presidente da Ana, Vicente Abreu, que disse ser impossível fazer a retirada de uma terceira reserva técnica do Sistema Cantareira, mas caso acontecesse, seria apenas lodo. Segundo Alckmin, a reserva não está contaminada. "Qual o motivo de não fazermos a retirada se o reservatório é o mesmo? É perfeitamente possível", ressaltou. "A água da Sabesp é potável. Ela é controlada. Se não estiver limpa não será distribuída", completou.

Nosso comentário
Parece que nem tudo está perdido entre os tucanos. Ainda tem vida inteligente na sigla. O Alckmin age correto ao dizer que agora é tocar o barco prá frente. Dilma tem que admisntirar. Ele tem que admisnitrar. 
Eleição agora apenas em 2018. O terceiro turno defendido pelos gênios do tucanato vai pro ralo. SP precisa do Governo Federal e Dilma tem que agir da forma correta. Ou seja, ajudar a São Paulo a acabar com a crise hídrica.

Aloysio Nunes e a recusa pela paz e o diálogo

Candidato derrotado à Vice-Presidência na chapa de Aécio Neves (PSDB), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que recusa a proposta de diálogo da presidente Dilma Rousseff com a oposição após sua vitória nas urnas. O tucano afirmou que o PT, por meio das redes sociais, propagou "mentiras" ao longo da campanha que não serão esquecidas pelo PSDB.


Nosso comentário:
O Aloysio Nunes falar isso é engraçado, mas e o PSDB? Não ofendeu ninguém? Os tucanos são fracos de memória, ou acham que todos os brasileiros sofrem de algum tipo de amnésia permanente. Durante a campanha a coisa que o PSDB mais fez foi agredir. Seja nas redes sociais, nos debates, nos programas eleitorais. O Aécio foi tão feroz na disputa que perdeu pontos ao agredir publicamente a presidenta Dilma Rousseff. Uma vergonha para Minas e para o Brasil o que o Aécio fez. Depois, ele achou até certo. Depois, viu o erro e era tarde, não tinha mais como remediar. 
Agora, francamente, após a presidenta em seu primeiro discurso falar em paz e diálogo, as palavras de Aloysio Nunes deixam claro de que lado mora o ódio. Ódio ao diálogo, à paz, ao debate de ideias para melhorar o Brasil. Tá na hora da soceidade brasileira exigir que os políticos coloquem de lado seus interesses e fiquem defendedo os interesses do povo.
Chega de ódio.

Quem ganha força no Ceará com as vitórias de Camilo e Dilma

O governador Cid Gomes (Pros) e o deputado federal José Guimarães (PT) são alguns dos nomes citados entre os mais beneficiados politicamente com as vitórias de Camilo Santana (PT) e Dilma Rousseff (PT), segundo dirigentes partidários e parlamentares ouvidos pelo O POVO. Ao mesmo tempo, Tasso Jereissati (PSDB), após quatro anos de recolhimento, volta ao Senado como figura de destaque na oposição a Dilma.

Depois de fazer o sucessor, Cid é cotado nos bastidores como ministro do segundo mandato de Dilma. “O que ele fez, saindo do PSB e entrando num partido pequeno para continuar apoiando a Dilma, e apoiando o Camilo em vez de nomes do Pros, mostrou desprendimento político, e isso o fortalece”, disse um deputado estadual do PT.

Desde o ano passado, Cid tem declarado que pretende passar uma temporada nos Estados Unidos quando terminar o mandato. Seja qual for seu destino, “ele terá uma ascendência muito grande sobre o Camilo, não há dúvida”, afirmou um outro integrante do PT. “O Cid é o grande vitorioso nessa eleição. Ele teve a capacidade de nos convencer, apresentar o nome, pensar a estratégia”.

Zezinho e Izolda
O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros), e a futura vice-governadora, Izolda Cela (Pros), também sobem na escala política a partir de 2015, segundo os políticos consultados pelo O POVO.

Na opinião de uma liderança petista, “o Zezinho vai ser a face externa da política dos Ferreira Gomes. Tem uma bancada de deputados, saiu fortalecido da eleição, tem relação com outros partidos”.

No caso de Izolda, ex-secretária da Educação de Cid, um membro do partido de Camilo salienta a ligação dela ao deputado estadual Ivo Gomes (Pros), irmão de Cid e ex-secretário da Educação de Fortaleza. “Ela será a parte visível da política, na ampla expressão da palavra, do Pros dentro da gestão”.

No plano federal, correligionários veem em José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, a ponte mais eficiente entre Camilo e o governo Dilma, a ponto de um petista afirmar que o parlamentar será “o senador do Camilo”, já que José Pimentel (PT) não teria se engajado a contento na campanha do governador eleito. “A interlocução a nível federal passará pelo Guimarães, que tem muito crédito com o Lula e principalmente com a Dilma. Ele tem as portas escancaradas em Brasília”.

Pelo lado da oposição, o peso de Tasso Jereissati é reconhecido por petistas e tucanos. “O Tasso fica com uma posição em nível nacional e estadual extremamente consolidada”, diz um membro da direção do PT cearense.

Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Tasso será uma das vozes no Senado que “vão nortear alguns debates”, especialmente em relação à situação econômica do Brasil e às denúncias envolvendo a Petrobras. “Com o Tasso e outros, como José Serra, Ronaldo Caiado e o próprio Aécio, não será céu de brigadeiro para a Dilma”, prevê Matos.

Cid
Ajudando a eleger o primeiro governador petista do Ceará, reforçou posição como aliado de Lula e de Dilma. Manterá influência no Estado e poderá integrar ministério

Guimarães
Vice-presidente nacional do PT e um dos coordenadores da campanha de Camilo, o deputado federal deverá fazer a ponte entre a gestão estadual e os ministérios em Brasília

Zezinho
O presidente da Assembleia Legislativa é uma das lideranças mais fortes do grupo político de Cid Gomes e tem boa relação com outros partidos 

Izolda
Filiada ao Pros, futura vice-governadora comandou pasta da Educação, área mais estimada por Cid, e tem forte ligação com o deputado estadual Ivo Gomes

Tasso
De volta ao Senado, onde terá a companhia de Aécio Neves, deverá enfrentar o governo Dilma em assuntos delicados para a petista, como situação econômica e denúncias envolvendo Petrobras

jornal O Povo 

Deputado atribui "falta de esclarecimento" à vitória de Camilo e é repreendido

Oposição de Cid Gomes (Pros) na Assembleia criticou nesta quarta-feira, 29, uso “violento” da máquina pública na eleição de Camilo Santana (PT). Em meio ao debate, o deputado João Jaime (DEM) ressaltou vitória de Eunício Oliveira (PMDB) na Capital, atribuindo a isso “maior esclarecimento” dos fortalezenses. A fala foi repreendida por Professor Pinheiro (PT), que comparou a ação a preconceito de sulistas com nordestinos.

“Se você pegar o mapa do Ceará, vai ver que onde a máquina poderia influenciar mais, onde tinha prefeitos que apoiavam o governador vitorioso, ele teve maioria. Aí quando pega Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente Fortaleza, onde as pessoas são mais esclarecidas, a pisa (vitória por ampla margem) foi muito grande”, disse.
A fala foi rapidamente repreendida por Pinheiro. Da tribuna da Assembleia, o petista comparou a questão com sulistas que criticaram “falta de instrução” de nordestinos após vitória de Dilma Rousseff (PT) na região. Ele lembrou que este tipo de fala foi amplamente criticado pelos deputados na terça-feira, 28, e lamentou que críticas semelhantes estivessem ocorrendo na Casa.

Pinheiro destacou ainda vitória de Camilo Santana em cidades universitárias, “bastante estudadas”, como Crato e Juazeiro do Norte. Segundo ele, população do interior teria dado vitória ao candidato governista pois estaria “sentindo a mudança” promovida pelas gestões Cid Gomes e Dilma Rousseff no interior.

Nosso comentário

O deputado João Jaime deveria olhar com maior humildade para o povo cearense e deixar de falar besteira. O preconceito é algo de deve ser banido da soceidade, mas pelo visto vem sendo instigado por políticos sem ética em suas ações. Desculpe mas dizer que o povo do interior do Ceará é menos esclarecido que o da capital é jogar quem mora na capital contr a quem vive no interior. 

Nasci e me criei em Fortaleza, hoje vivo no Crato, e sei que aqui na cidade que vivo e que tão bem me recebeu as pessoas são cordiais e muito inteligentes.

É por essas e outras que alguns candidatos perderam as eleições. Por não compreender sequer o tipo de eleitor que vive no Ceará.

O deputado João Jaime realmente não conhece os cearenses. Um povo lutador, que sofre mas não desiste. Que só não está melhor por conta d epolíticos como João Jaime.

O povo cearense é que foi massacrado pela ausência de políticas públicas em várias áreas. Hoje como estamos tendo acesso a várias políticas nada mais óbvio do que reconhecer nas urnas as forças políticas que efetivam essas políticas sociais e obras.

O povo cearense não pode ser mais humilhado por políticos sem compromisso como João Jaime. Esse senhor, perdeu a oportunidade de ficar calado.

Só um detalhe: Jesualdo Farias, Xico Sá, José Flávioe  Napoleão Tavares Neves, (citando poucos mesmo)  são alguns exemplos de intelectuais, gente do interior que muito nos honram. E são bem mais esclarecidos que o deputado em questão.



O Brasil não está dividido. Veja os números


As redes sociais amanheceram a última segunda-feira  (27) com novas demonstrações racistas de ressaca eleitoral entre correligionários do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, derrotado no pleito de domingo último por uma diferença de 3,45 milhões de votos. A intolerância contra nordestinos – já criticados por preferirem Dilma Rousseff no primeiro turno – foi além do discurso sobre a “divisão geopolítica” do Brasil e chegou ao separatismo. Uma ira, porém, que não resiste aos números.
Um dos principais porta-vozes da recente onda secessionista é o vereador da cidade de São Paulo, Coronel Telhada (PSDB), ex-comandante da tropa de elite da Polícia Militar, entusiasta da ditadura e recém-eleito deputado estadual com 254 mil votos. “Que o Brasil engula esse sapo atravessado. Acho que chegou a hora de São Paulo se separar do resto desse país”, lamentou, em sua página no Facebook, reproduzindo um cartaz que convocava paulistas a lutarem durante a Revolução Constitucionalista de 1932 contra o então presidente Getúlio Vargas.
“Já que o Brasil fez sua escolha pelo PT, entendo que Sul e Sudeste (exceto Minas Gerais e Rio de Janeiro, que optaram pelo PT) iniciem o processo de independência de um país que prefere esmola do que o trabalho, preferem a desordem ao invés da ordem, preferem o voto de cabresto do que a liberdade”, queixou-se, antes de questionar: “Por que devemos nos submeter a esse governo escolhido pelo Norte e Nordeste? Eles que paguem o preço sozinhos.”
A simples conferência das urnas, porém, desmonta o discurso do coronel tucano. De acordo com números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nordeste e Sudeste tiveram participação muito semelhante na vitória da candidata petista. 

A presidenta Dilma Rousseff obteve um total de 54,5 milhões de votos no segundo turno. A região tão atacada por setores da elite paulista contribuiu com 20,2 milhões de votos – 37% dos sufrágios ao PT. No Sudeste, 19,9 milhões de pessoas escolheram a presidenta – o que representa 36,5% dos votos em Dilma.
Por sua vez, Aécio Neves teve 25,4 milhões de votos no Sudeste, quase 6 milhões de vantagem sobre Dilma Rousseff, mostrando que a região claramente prefere o tucano. O representante do PSDB, porém, conseguiu apenas 7,9 milhões de votos entre os nordestinos – pouco mais de um terço da votação obtida pela presidenta na região. 

Fica claro, portanto, que o Nordeste nutre ampla predileção por Dilma Rousseff. Mas não é verdade que essa preferência se reflete com tanta ênfase para Aécio Neves no Sudeste.
Pragmatismo Político

Juazeiro sedia encontro sobre comida saudável

Os hábitos saudáveis ganham mais adeptos a cada dia. A procura por produtos que agridem menos ao organismo tem crescido e despertado interesse, tanto da parte da indústria que produz esse tipo de alimentação, dita mais saudável, quanto da parte do consumidor, que busca melhor qualidade de vida.
Nas prateleiras dos supermercados têm aumentado os espaços reservados aos produtos das linhas diet e light, com a ausência ou a redução de componentes como açúcar e gordura.
Entretanto, as pessoas ainda consomem estes produtos sem conhecer ou entender muito bem suas finalidades. Neste sentido, empresas têm investido em esclarecimentos e até promovem eventos para orientar e estimular o consumo.
O evento Costume Saudável, do Mercadinho São Luiz, que acontecerá pela primeira vez na região do Cariri, no próximo dia 8 de novembro, tem essa perspectiva. Segundo a assessoria da empresa, o evento está chegando ao interior do Estado devido ao sucesso que a II Semana Costume Saudável teve em Fortaleza, quando reuniu mais de mil participantes no Centro de Eventos do Ceará e 45 expositores, apresentando o que há de mais moderno em produtos da chamada "linha saudável".
Entre as atividades, serão ofertadas, em um espaço do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, palestras com nutricionistas e dermatologistas, além de apresentações e degustações de produtos benéficos à saúde.
A iniciativa do Mercadinho São Luiz em promover o evento, de acordo com a assessora Déborah Duarte, tem como objetivo contribuir para a divulgação de novos hábitos alimentares e incentivar a prática de atividades físicas, costumes que promovem o bem estar e a melhor qualidade de vida.
A representante comercial Ana Karina aprovou a ideia das palestras, pois considera importante o esclarecimento sobre os produtos. "Já inseri muitos alimentos diet e light na minha dieta, mas confesso que não sei bem qual a diferença entre um e outro, nem quais são os mais indicados. Acho que toda informação e incentivo para uma vida mais saudável é válida", declara.
A Semana Costume Saudável já está consolidada em Fortaleza, sendo o primeiro evento do gênero realizado e promovido por um supermercado no Ceará.
As inscrições serão feitas nas lojas dos Mercadinhos São Luiz, nas unidades do Crato e de Juazeiro do Norte, mediante a doação de uma cesta básica. Basta o cliente fazer a compra na loja e deixar a nota fiscal com o registro da compra. As cestas básicas arrecadadas serão encaminhadas para duas instituições de caridade, ainda a serem definidas, uma localizada em cada município onde houve a coleta.

Capacitação sobre propriedade intelectual


Cepimar lança exposição sobre o transporte de passageiros e Espaço Cultural do Cariri

Com o objetivo de destacar a importância do transporte coletivo de passageiros no desenvolvimento da região do Cariri, a Federação dos Transportes - Cepimar, em parceria com o Sest Senat Crato, inaugura no próximo dia 06 de novembro a exposição, de longa duração, “Cariri Transporte e Cultura”. exposição tem entrada gratuita e ficará aberta a visitação de segunda a sexta, das 8 horas às 22 horas.

Na mesma ocasião será feita a abertura oficial do novo espaço destinado à divulgação da arte, cultura e educação da região:  o “ Espaço Cultural  Cariri em Movimento”, na sede do  Sest Senat Crato, local onde está instalada a exposição.

A mostra “Cariri Transporte e Cultura”, resultado do trabalho de pesquisa do Centro Cultural do Transporte - Cepimar, traz os visitantes diversas fotos, maquetes, fotos, pinturas, cordéis e textos sobre os meios de transporte de passageiros que atuaram e atuam na região. A exposição conta ainda com um espaço interativo que utiliza a tecnologia touch screen (tela sensível ao toque), onde o visitante poderá fazer uma viagem pelos percursos realizados pelas empresas de ônibus genuinamente caririenses, com sede no Cariri, que ligaram não só os municípios da região, como de todo Ceará e até mesmo de outros Estados.

Além dos elementos relacionados ao transporte, a exposição destaca manifestações culturais, artesanato e elementos naturais da região do Cariri.

Abertura Oficial da Exposição “Cariri – Transporte e Cultura”
Data: 06 de novembro de 2014 (quinta-feira)
Horário: 19:00 horas
Local: Sest Senat Crato (Avenida Padre Cícero – nº 4.400, São José, Crato-CE)

Visitação à exposição: de segunda a sexta, das 8 horas às 22 horas

Contatos para utilização do Espaço Cultural: (88) 3586.8300

Vapt Vupt já realizou mais de 51 mil atendimentos em Juazeiro



Em dois meses de prestação de serviços, o atendimento na unidade do Vapt Vupt de Juazeiro do Norte, no Cariri, é considerado por 99% dos cidadãos como bom ou ótimo. O índice é medido por um sistema eletrônico de avaliação que se encontra disponível em todos os guichês. Após o atendimento, os cidadãos podem fazer sua avaliação do serviço entre ruim, regular, bom ou ótimo.

Com uma média de 1.120 atendimentos por dia, o Vapt Vupt já atendeu 51.772 pessoas desde a sua inauguração até o último dia 20 de outubro. Entre os serviços mais procurados estão os ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com um total de 54% das demandas da unidade. Em segundo lugar, aparece a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), com 14% das demandas, seguida do SINE/IDT, com 10%, do e-Vapt, com 8% e da Central Fácil da Junta Comercial do Ceará (Jucec) com 6%.

A unidade do Vapt Vupt de Juazeiro do Norte, que funciona desde o dia 13 de agosto de 2014, é a primeira das cinco a serem inauguradas pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). “Serão 5 unidades com uma média de 3.000 m² e nosso objetivo é ter 260 mil atendimentos por mês quando estas unidades estiverem em pleno funcionamento", destaca a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.

Além do pólo no Cariri, outra unidade em Sobral, na Região Norte, também vai contemplar o interior do Ceará. A secretária destaca que esta é a primeira vez que o Governo do Estado consegue expandir o projeto para o interior, levando inicialmente estas centrais de atendimento a esses dois polos "Na primeira fase do projeto, as demais regiões serão atendidas por seis caminhões baús que foram modernizados. O Caminhão do Cidadão passou por uma atualização no projeto, que inclui mudança em sua itinerância e no formato de atendimento”, afirma.


Enem: Simulado 2014 e entrega kit com lanches para dias do Exame




A partir desta quarta-feira, dia 29, até sexta-feira, dia 31 de outubro, estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e ex-alunos que participam do Projeto Rumo à Universidade da rede estadual participam do Simulado Seduc Enem 2014. A ação faz parte do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). No mesmo período, acontece a entrega, na Capital e no Interior, do kit Enem (lanche) destinado a todos os 218 mil inscritos nos dois dias de Exame.

O Simulado também será aplicado, de forma presencial, para os estudantes que não participam do Enem esse ano. Um total de 230 mil alunos farão as provas que seguem o modelo oficial: Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Linguagem e Códigos (Inglês/Espanhol) e Matemática, além de Redação.

Enem Chego Junto, Chego Bem

Desde 2012, o Projeto é desenvolvido com a finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio, com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Entre as atividades pedagógicas ofertadas, estão o Plantão Tira-Dúvidas; Preparação: Rumo à Universidade; Ciclo de Palestras; Sabadões do Enem, Enem não tira Férias e os Simulados online feitos pelo Descomplica e Geekie e Simulado presencial, aplicado pela Seduc. É ainda feita a distribuição de material didático (redação no Enem, coletânea de provas e apostilas), além do fortalecimento da aprendizagem em sala de aula no dia a dia da escola.

Conforme acompanhamento da Seduc, em 2011, 4.787 alunos da rede estadual ingressaram no ensino superior. Em 2013, esse número passou para 11.200 estudantes.


Dia E - Nos dias 8 e 9 de novembro próximo, datas do Exame, serão garantidas condições adequadas aos inscritos para a realização das provas: Transporte, por meio de créditos adicionados à carteira de estudante de cada inscrito na Capital e ônibus para diversas áreas do Interior; Hospedagem e Alimentação e Pontos de Apoio para os estudantes.

Prefeitura de Juazeiro do Norte prejudica taxistas e mototaxistas

Segue abaixo texto do vereador Claudio Luz (PT) de Juazeiro:

Prefeitura de Juazeiro do Norte prejudica taxistas e mototaxistas

A Prefeitura de Juazeiro do Norte aumentou o ISS e o Alvará de Licença dos taxistas e mototaxistas. Até o ano de 2013 os taxistas pagavam R$ 158,00 pelo Alvará e ISS somados e a partir de 2015 os taxistas serão obrigados a pagar R$ 429,00. Um absurdo aumento de 368% que prejudica os profissionais que fazem o transporte de passageiros em nossa cidade. Os mototaxistas pagarão o mesmo valor dos taxistas já que o novo Código Tributário não faz distinções entre taxi e mototaxi.

Informamos a imprensa e opinião pública destas alterações contidas no novo Código Tributário. Convocamos todos taxistas e mototaxistas a se manifestarem contra mais essa medida do Prefeito Municipal que prejudica os profissionais e os cidadãos de Juazeiro do Norte e solicitamos ao Prefeito que altere o novo Código Tributário – Lei Complementar 93/2013 – voltando os valores do ISS e Alvará cobrados nos anos de 2012 e 2013. Nada justifica tal medida abusiva já que o Executivo Municipal não vem dando a mínima contrapartida a esses profissionais com a manutenção das vias, a sinalização dos postos de trabalho e viária da cidade ou a instalação de abrigos nos postos.

Cláudio Luz
Vereador