quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Obama telefona para Dilma e destaca 'valor estratégico' das relações com Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta terça-feira, 28, à Dilma Rousseff o "valor estratégico" das relações entre os dois países, revelou a Casa Branca em um comunicado.
Obama telefonou para Dilma para felicitá-la por sua vitória nas eleições de domingo, quando "enfatizou o valor estratégico da relação bilateral" e seu compromisso de "aprofundar a cooperação" em áreas como energia, comércio e "outros assuntos bilaterais prioritários".
De acordo com a Casa Branca, Dilma "agradeceu" a gentileza de Obama "e afirmou que o fortalecimento das relações com os Estados Unidos é uma prioridade para o Brasil".
Na última segunda-feira, 27, a Casa Branca transmitiu as felicitações de Obama à Dilma pela vitória eleitoral, e também apelou ao reforço dos vínculos bilaterais.
As relações entre Brasil e Estados Unidos foram seriamente abaladas no ano passado, após o escândalo envolvendo a rede global de espionagem e vigilância montada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana.
Como parte destas atividades, um telefone celular de Dilma Rousseff foi "grampeado" pela NSA.
Dilma tinha previsto visitar Washington em outubro do ano passado, mas os dois governos optaram por adiar a viagem por tempo indefinido.
A reeleição de Dilma e o desejo expressado pelos dois governos de recompor as relações bilaterais recoloca a visita da líder brasileira de volta à agenda.

Nenhum comentário: