terça-feira, 28 de outubro de 2014

Projeto prevê construção de 35 novas escolas em Crato

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, anunciou o envio, à Brasília, de projeto voltado para a construção de 35 escolas no município. Assim como afirmou, a construção de 10 unidades dentro do padrão nacional do MEC já foi autorizada. Ele não soube informar quando as obras vão começar, mas garantiu que o projeto obedece aos trâmites burocráticos na capital federal. Os terrenos que receberão as edificações estão sendo definidos, tanto na área urbana como na zona rural do município.

Atualmente, cerca de 18 mil alunos da rede pública de ensino do Crato estudam em escolas com padrões abaixo do recomendado pelo Ministério da Educação, no que se refere à infraestrutura. A constatação está em um parecer emitido por técnicos do Ministério da Educação, que estiveram no município pesquisando as unidades, a mando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, sediado em Brasília.

Há mais de 20 anos não são construídas escolas em Crato. Metade dos 50 prédios escolares da rede municipal, localizadas nas zonas urbana e rural, está defasada e sem as mínimas condições de estimular o aprendizado. A outra metade apresenta estrutura elementar ou básica, ou seja, água, banheiro, cozinha, energia e diretoria. O prefeito admitiu a precariedade com que as escolas e os cerca de 15 anexos municipais funcionam e reconheceu que precisam de melhorias que ofereçam uma dimensão melhor e permitam um novo conceito educacional para os estudantes.

Segundo o ex-secretário de Educação do Município, professor Cacá Queiroz, o problema não é simples e o município necessita de altos investimentos para colocar a rede entre o percentual de 0,6 % das escolas públicas brasileiras que possuem estrutura ideal. O atual secretário de Educação do Crato, Robério Nogueira Alves, disse que as novas escolas serão de tempo integral, usufruindo de toda infraestrutura, com segurança absoluta.

Segundo o prefeito, os prédios onde hoje funcionam as escolas serão aproveitados e adaptados para Postos de Saúde e Centros de Assistência de Referência Social. Os novos estabelecimentos contarão com salas de aula equipadas com ar condicionado, sala de professor, biblioteca, laboratório de informática e ciências, quadra esportiva, praças, parque infantil, sala de leitura e dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais. Além disso, o projeto inclui construção de três creches, que beneficiarão as comunidades do Barro Branco, São Bento, distrito de Ponta da Serra e Vila Lobo.

As escolas serão construídas nas localidades de São Bento, Bela Vista, Sítios Cruzeiro e Quebra, Ponta da Serra, Novo Lameiro, Parque Grangeiro e bairro Seminário.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: