quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputado atribui "falta de esclarecimento" à vitória de Camilo e é repreendido

Oposição de Cid Gomes (Pros) na Assembleia criticou nesta quarta-feira, 29, uso “violento” da máquina pública na eleição de Camilo Santana (PT). Em meio ao debate, o deputado João Jaime (DEM) ressaltou vitória de Eunício Oliveira (PMDB) na Capital, atribuindo a isso “maior esclarecimento” dos fortalezenses. A fala foi repreendida por Professor Pinheiro (PT), que comparou a ação a preconceito de sulistas com nordestinos.

“Se você pegar o mapa do Ceará, vai ver que onde a máquina poderia influenciar mais, onde tinha prefeitos que apoiavam o governador vitorioso, ele teve maioria. Aí quando pega Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente Fortaleza, onde as pessoas são mais esclarecidas, a pisa (vitória por ampla margem) foi muito grande”, disse.
A fala foi rapidamente repreendida por Pinheiro. Da tribuna da Assembleia, o petista comparou a questão com sulistas que criticaram “falta de instrução” de nordestinos após vitória de Dilma Rousseff (PT) na região. Ele lembrou que este tipo de fala foi amplamente criticado pelos deputados na terça-feira, 28, e lamentou que críticas semelhantes estivessem ocorrendo na Casa.

Pinheiro destacou ainda vitória de Camilo Santana em cidades universitárias, “bastante estudadas”, como Crato e Juazeiro do Norte. Segundo ele, população do interior teria dado vitória ao candidato governista pois estaria “sentindo a mudança” promovida pelas gestões Cid Gomes e Dilma Rousseff no interior.

Nosso comentário

O deputado João Jaime deveria olhar com maior humildade para o povo cearense e deixar de falar besteira. O preconceito é algo de deve ser banido da soceidade, mas pelo visto vem sendo instigado por políticos sem ética em suas ações. Desculpe mas dizer que o povo do interior do Ceará é menos esclarecido que o da capital é jogar quem mora na capital contr a quem vive no interior. 

Nasci e me criei em Fortaleza, hoje vivo no Crato, e sei que aqui na cidade que vivo e que tão bem me recebeu as pessoas são cordiais e muito inteligentes.

É por essas e outras que alguns candidatos perderam as eleições. Por não compreender sequer o tipo de eleitor que vive no Ceará.

O deputado João Jaime realmente não conhece os cearenses. Um povo lutador, que sofre mas não desiste. Que só não está melhor por conta d epolíticos como João Jaime.

O povo cearense é que foi massacrado pela ausência de políticas públicas em várias áreas. Hoje como estamos tendo acesso a várias políticas nada mais óbvio do que reconhecer nas urnas as forças políticas que efetivam essas políticas sociais e obras.

O povo cearense não pode ser mais humilhado por políticos sem compromisso como João Jaime. Esse senhor, perdeu a oportunidade de ficar calado.

Só um detalhe: Jesualdo Farias, Xico Sá, José Flávioe  Napoleão Tavares Neves, (citando poucos mesmo)  são alguns exemplos de intelectuais, gente do interior que muito nos honram. E são bem mais esclarecidos que o deputado em questão.



Nenhum comentário: