terça-feira, 28 de outubro de 2014

Balanço da votação no CE

O senador e os deputados federais e estaduais foram eleitos no primeiro turno da disputa eleitoral, dia 5 de outubro. O governador, no entanto, só foi escolhido no último domingo. Uma rápida leitura dos números oficiais das votações no primeiro e segundo turnos, mostram algumas mudanças na preferência do eleitorado, quanto à escolha do governador eleito deste Estado.
O balanço do resultado no segundo turno revelou que uma grande parcela de cearenses preferiu se abster da escolha entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). A abstenção registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Ceará chegou a somar 1,3 milhão de eleitores e o total de brancos e nulos na disputa estadual chegou a superar até o número de eleitores no Estado que participaram do pleito, mas que não escolheram nem Dilma Rousseff (PT) e nem Aécio Neves (PSDB)
De acordo com os dados do TRE, na disputa do Governo do Estado, um total de 373,7 mil eleitores votaram em branco ou anularam o voto, enquanto a disputa presidencial no Ceará registrou a soma de 316,7 mil brancos e nulos.
Já o detalhamento do resultado alcançado por Camilo Santana e Eunício Oliveira em cada Município mostrou que o petista chegou a superar o adversário em seis das sete mesorregiões que compõem o Estado. O peemedebista recebeu mais votos que o novo governador eleito apenas na Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente, devido à vantagem conquistada junto ao eleitorado na Capital.
Metropolitana
Dos 184 municípios cearenses, Camilo Santana venceu em 149, enquanto Eunício Oliveira garantiu mais votos em apenas 35 cidades. Na Região Metropolitana de Fortaleza, mesorregião do Estado com maior número de eleitores, o peemedebista alcançou aproximadamente um total de 1 milhão e 37 mil votos. Já o petista assegurou a preferência em torno de 815,9 mil eleitores.
O maior êxito de Eunício Oliveira na Região Metropolitana foi consequência, principalmente, da maioria de votos alcançada em grandes colégios eleitorais desta mesorregião, como na Capital. Em Fortaleza, o peemedebista obteve 702,3 mil votos contra 526,2 mil destinados para Camilo Santana. O senador ainda superou o novo governador eleito em mais nove colégios eleitorais dos 15 municípios que formam a mesorregião.
Diante da desvantagem na Região Metropolitana de Fortaleza, os resultados divulgados pelo TRE mostraram que Camilo Santana começou a ganhar a eleição, principalmente, devido aos eleitores do Interior do Estado. Na Região Sul, enquanto Eunício obteve apenas a preferência de cerca de 136,9 mil eleitores, o petista conseguiu aproximadamente 338,2 mil votos.
Assim como no primeiro turno, mais uma vez os grandes colégios eleitorais da mesorregião foram fundamentais para Camilo Santana. Em Juazeiro do Norte, principal colégio eleitoral, o novo governador obteve 91,9 mil votos contra 32,3 mil garantidos para Eunício Oliveira. Já no Município de Crato, cidade natal do petista, ele conseguiu alcançar a preferência de 55 mil eleitores, enquanto o peemedebista recebeu o apoio apenas de 11,9 mil eleitores.

Na Região Noroeste, mesorregião do Estado com a segunda maior concentração do eleitorado cearense, Camilo Santana também terminou a frente de Eunício Oliveira. Enquanto o representante petista na disputa chegou a receber aproximadamente 396 mil votos, o representante do PMDB conseguiu alcançar o apoio de cerca de 307,4 mil eleitores.

DN

Nenhum comentário: