sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Secult Crato recebe visita de coordenadores do MinC


A Secretaria de Cultura da Prefeitura do Crato recebeu a visita da coordenadora-geral de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura, da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), do Ministério da Cultura (MinC), Telma Olivieri e Selma Santiago (SEC/MinC). A visita foi movida pelo convite da secretária de Cultura, Dane de Jade, com o objetivo de articular ações para o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura com a equipe técnica do  MinC, e trocar informações sobre a nova eleição do Conselho Municipal do Crato.

Na pauta da reunião, foi abordada uma leitura sobre a Lei Irineu Pinheiro, que rege a legislatura da Cultura no Município do Crato e um estudo aprofundado de questões sobre a plataforma do SNC, a implantação do Sistema Municipal de Cultura. 

A vinda da equipe técnica do MinC ao Crato proporcionou uma maior orientação na condução dos processos da cultura. De acordo com a secretária Dane de Jade, muito se fala em CPF da Cultura, ou seja, Conselho, Plano e Fundo culturais. Pouco se compreende que esse processo todo não pode ser feito da noite para o dia e muito menos sem a participação do povo ou sem o norteamento certo.


 “Em breve lançaremos a retomada do Conselho Municipal de Cultura, com eleição e posse de novos conselheiros, porque a gente entende e trabalha para isso, para que a cultura seja pensada para todos e não para uma minoria e, muito menos, com viés mercadológico que insistem em atrelar a ela”, afirma a secretária. 

Nenhum comentário: