terça-feira, 28 de outubro de 2014

Armas com registro renovado representam 21,88% no Estado

Com nove anos desde a realização do referendo popular no Brasil, em que se decidiu a rejeição da proibição das vendas de armas de fogo em território nacional, dados apontam que o país possui altos índices de armas ilegais, ou em situação irregular. Segundo dados repassados pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm), Juazeiro do Norte registrou, do início do ano à penúltima semana de outubro, mais de 30 processos de autorização de aquisição de armas de fogo. No período, mais de 50 armas irregulares foram devolvidas para desmanche e cerca de 130 apreendidas por pessoas não autorizadas.

No Cariri, a Polícia Federal segue seus trabalhos em processos de aquisição e regularização de armas de fogo, onde a Campanha de Desarmamento figura como incentivador no combate à violência. Entre os serviços prestados pela Sinarm está o de renovação da aquisição de armas, que deve ser feito a cada três anos. Somente em Juazeiro, segundo informações repassadas, os dez primeiros meses do ano registraram mais de 480 processos de renovação, número que representa 21,88% de toda quantidade de armas com registro renovado no período no Ceará.

De acordo com o agente Everado Camurça, responsável pelo Sinarm, em Juazeiro, entre os fatores que contribuem para o baixo número na renovação de processos estão a falta de informação e o medo de enfrentar uma grande burocracia. Como enfatizou, o interessado em receber autorização de registro de armas, ou renovar o já existente, deve apresentar motivo coerente para sua utilização e passar por etapas que incluem testes psicológicos e técnicos. Como lembrou o agente, o registro dá o direito da pessoa de ter a arma em casa, e não portá-la. Se a arma for pega em outro local que não seja no endereço especificado no cadastro, pode gerar punição por porte ilegal.

Campanha de desarmamento

Até o ano de 2010, o Estatuto do Desarmamento permitiu que armas sem procedência fossem regularizadas para, a cada três anos, serem renovadas. Sendo assim, o caminho viável para aquelas que não foram regularizadas, dentro do período, é serem entregues na Campanha do Desarmamento. A ação é uma campanha pela paz e funciona todos os dias. Ao devolver sua arma, a pessoa é indenizada em valor que varia de R$ 150,00 a R$ 450,00 e assegurada de anonimato. Para mais informações, contate o Sinarm através do número 3312-3218.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: