Por unanimidade o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Ceará -, aprovou, nesta quinta-feira (25) em Fortaleza, a criação da Subsecção Cariri Oriental. Com sede em Brejo Santo a unidade vai contemplar os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Milagre, Penaforte e Porteiras.
A solenidade, transmitida ao vivo pela internet, foi prestigiada com a presença de advogados da Região do Cariri.
O requerimento para a criação da nova Subseção foi apresentado ainda no mês de março deste pelos advogados José Boaventura Filho, Armando José Basília Alves (presidente), Miram Basílio Alves, Iolanda Basílio Feijó e Israel Alves Feijó.
O conselheiro Cícero Quezado, relator do processo, justificou o seu voto a favor da criação da nova subsecção pela importância judiciária, cultural, geográfica e política dos municípios que formam o Cariri Central, além do grande número de advogados na região.
Os conselheiros acompanharam o relator, observando, em seus votos, a importância da criação da subsecção do Cariri Oriental para o fortalecimento do exercício da advocacia em todo o estado do Ceará.
A solenidade contou com a presença de advogados da região do Cariri, como Armando José Basílio Alves, Francisco Basílio Cavalcante, Iolanda Medeiros, Israel Alves Feijó e José Boaventura Filho.
Armando Basílio reconheceu e agradeceu o esforço da OAB Ceará em atender um pleito antigo dos advogados do Cariri. “A nova subsecção não deve ser vista como uma obra física. Eu até diria que ela é metafísica pelos inúmeros benefícios diretos e indiretos que ela vai trazer para advogados, magistrados e clientes da justiça”, ressaltou.
O presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, destacou que a criação de subsecções gera diversos benefícios não só para os advogados e advogadas, mas para a população dos municípios contemplados e para a própria Justiça. “Quando levamos a OAB Ceará para mais perto dos advogados e advogadas, também levamos lutas e movimentos que exigem e conseguem melhorias do judiciário”, frisou.
Entre essas melhorias, o presidente da OAB Ceará citou como exemplo a instalação de Varas das justiças do Trabalho e Federal.
Reportagem: João Boaventura Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário