quarta-feira, 17 de junho de 2015

Comunidade do bairro Frei Damião será beneficiada com praça, após a Casa Cariri Mostra 2015

 Casa Cariri Mostra 2015, que acontece de 21 de julho a 16 de agosto, inova em termos de arquitetura e design, trazendo para o Cariri conceitos diferenciados de uso de materiais, mobilidade urbana e paisagísticos. Dentro dessa proposta, os arquitetos George e Cintia Lins realizam um trabalho criativo, promovendo a arquitetura urbana e que terá como resultado uma das comunidades mais carentes da cidade, o bairro Frei Damião, beneficiado com uma praça que será montada na localidade, após fazer parte do evento, durante 26 dias.

O projeto engloba a proposta de sustentabilidade do evento, em que uma praça de 160 metros quadrados poderá ser desmontada e depois levada para beneficiar a comunidade. Serão utilizados materiais duráveis, a preços mais acessíveis, e que a praça esteja preservada, mesmo com os mobiliários urbanos expostos ao tempo. Com isso, a ideia dos arquitetos é poder levar à população propostas diferenciadas de interagir com os espaços públicos, proporcionando lazer para a população, além do aspecto lúdico.

Segundo Cintia, o projeto é composto de vários mobiliários, incluindo manilhas em concreto, formando bancos, com alturas e diâmetros diferentes. É um espaço geométrico, com as manilhas pintadas de cores diferentes. “A ideia é pegar o tampo do banco em concreto e um artista poder fazer desenhos em gentilezas urbanas, e utilizar também o grafite”, afirma.

O trabalho envolverá os alunos da arquiteta, que vão interagir com o processo até a montagem da praça na comunidade. Os estudantes de arquitetura estarão orientando as crianças de como melhor poderão colaborar para a beleza e condições de bem estar do espaço, a exemplo do plantio de árvores. Será uma forma de interação entre os alunos e a comunidade.

Para Cyntia, essa é uma forma de levar uma arquitetura diferenciada e acessível para a população, promovendo uma nova forma do pensar profissional. Segundo o diretor de Marketing, Renato Fernandes, é interessante que essas propostas da mostra, de sustentabilidade, inovação e regionalismo, estejam dentro desse padrão de interatividade com a sociedade. Ele ainda destaca a cultura como elemento importante, além da integração com a cidade. O arquiteto George Lins ressalta a importância da integração tanto com a exposição da mostra quanto ao futuro da própria cidade.

Nenhum comentário: